CONTRADIÇÃO NO COMBATE À CORRUPÇÃO: Norberto Garcia e FADA de mãos dadas no esquema de corrupção aos activistas

O combate à corrupção, uma bandeira levada acabo pelo governo de João Lourenço, vai conhecer outros caminhos e, no ponto de vista prático, afastou-se apenas os adversários para se constituir um outro grupo. Desta vez, Ernesto Manuel Norberto Garcia, director do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas (GEAE), o novo órgão de assistência ao Presidente da República que actua na esfera da Casa Militar, em suposta orientação do Presidente da República, sem sigilo vai selecionar activistas e supostos activistas na aquisição de crédito num valor que vai até 15 milhões de Kwanzas.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

Informações oficiais de alguns activistas dos municípios de Cacuaco, Viana e Cazenga dão conta que, Norberto Garcia reuniu várias vezes com os grupos de pressão e, em troca do silêncio decidiu dar propostas de formação (que já aconteceu), crédito (processo que está a decorrer) e empregos (por receber). Para a concretização das promessas feitas desde o ano passado, o político que diz estar ao serviço do Presidente da República para calar a boca dos manifestantes, orientou para que os selecionados pudessem escrever um documento, cujo o modelo já foi entregue, para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário-FADA, solicitando um crédito de até 15 milhões de Kwanzas.

Num jogo que parece ser bem concertado com o FADA e administrações, Norberto Garcia orientou aos Administradores municipais de Cacuaco, Auzílio de Oliveira Martins Jacob, e Viana, Demétrio Brás de Sepúlveda para que cedessem documentos que confirma os activistas possuírem terras para a prática de agricultura e depois fazer chegar o processo até o FADA que parece fazer o trabalho velho do BPC onde muitos solicitaram créditos e acabaram por não devolver.

“Precisamos que o Presidente concorra ao terceiro mandato mas queremos para vocês não se meterem. Deixem a UNITA connosco e daremos o que precisarem”, fez lembrar palavras de Norberto Garcia um dos activistas que esteve presente num encontro o ano passado.

O esquema de seleção tem sido 18º andar do edifício do CIF ONE, situado na rua Primeiro Congresso do MPLA, Em Luanda, no qual Norberto Garcia e sua equipa conjunta, com toda sua ideologia estratégica, conseguem transformar bons activistas e excelentes políticos da oposição nos autênticos prostitutos políticos.

O único requerimento para adquirir o crédito de Norberto Garcia é simplesmente ser activista e estes não têm a capacidade para reembolsar o banco e nem têm as terras para desenvolver agricultura, o que leva-nos a entender que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, que tem como objetivo  o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia nacional, vai simplesmente oferecer o dinheiro em troca do silêncio quando se levantar a ideia de João Lourenço concorrer ao terceiro Mandato.

A corrupção praticada pelo político do MPLA e director do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas, anda nua num olhar de todos onde os activistas com tanta emoção consideram Norberto Garcia como humanista e carismático.

Coisa para dizer que o novo esquema de corrupção está ser praticado pelos elementos do Presidente da República, João Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »