Internautas reagem com críticas sobre sentença de Ernesto Kiteculo. “Cinco anos é pouco”

Internautas angolanos reagiram com duras críticas à sentença dada pelo o Tribunal Supremo que condenou, quarta-feira, Ernesto Kiteculo, antigo governador da província da Lunda-Sul, a cinco anos e um mês de prisão.


Por Kamaluvidi Baltazar

As críticas estão a volta da sentença tomada pelo o Supremo Tribunal angolano que, aos olhos dos usuários de internet, cinco anos de prisão é pouco devido a gravidade dos crimes que pesam sobre o acusado que dirigiu os destinos da província da Lunda-Sul por um tempo.

Os cidadãos que manifestaram insatisfação pelo o acórdão do Tribunal Supremo mediante o caso, esperam que seja cumprida a pena de prisão e que as instituições judiciárias saibam, verdadeiramente, desempenhar o seu papel, de modos que sirva de lição para os outros dirigentes que desviam os fundos públicos.

Outros chamaram de ´penitas´ aplicadas a quem comete este tipo de crime, são uma afronta a idoneidade do País, acrescentando que estas ´penitas´ atraem mais os candidatos a esta prática danosa. “Devemos ser mais regulares e verdadeiros connosco mesmos e depois com o próximo”, apelou outro internauta.

De lembrar que o acórdão deliberado pelo o Ministério Público, determina Ernesto Kiteculo a pagar ao Estado angolano uma indemnização correspondente a 250 milhões de kwanzas, e igualmente, 500 mil kwanzas de Taxa de Justiça.Kiteculo é acusado nos crimes de peculato e abuso de poder, na condição de servidor público, constituído arguido em Novembro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »