IGAE detecta irregularidades na administração municipal de Viana. Januário de Almeida Guimarães entre os suspeitos
A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) abriu recentemente um inquérito de averiguação contra o secretário geral da administração municipal de Viana, Januário de Almeida Guimarães, por suspeita de corrupção e prática de negócio consigo mesmo.
REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
…
O inspector-geral da IGAE, João Pinto, notificou o GPL, sobre a instauração de um processo administrativo de averiguação, por actos que configuram improbidade pública, solicitando várias informações públicas.
Januário de Almeida Guimarães terá sido solicitado, nesta terça-feira, pelo Assessor do Administrador Municipal de Viana, todos os pagamentos que fez para as suas empresas.
O secretário-geral da instalou um esquema de corrupção na administração municipal de Viana, que tem permitido o desvio de milhões de Kwanzas.
Para manter o controlo dos roubos, introduziu pessoas na secretária-geral que não são funcionários da instituição, que têm acesso ao sistema, tendo transferido muitos técnicos da secretaria geral nos distritos urbanos.
Recentemente Januário deu uma festa no club S da sua filha e os gastos foram suportados pela administração municipal, que teve que pagar a empresa Trace Vision Corporation Lda.
Fontes da administração municipal de Viana avançam que a instituição nunca esteve tão vulnerável aos corruptos como agora.