Forças ocultas no executivo “forçam” criação de estatuto para tornar o BDA em banco comercial

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) é o principal veículo definido pelo Executivo para dar vida ao Programa de Apoio ao Crédito (agrícola), que a priori tem sido um desafio muito grande para o referido Conselho de Administração.

Os resultados do exercício económico dos dois últimos anos não são animadores. O volume de crédito malparado é o principal calcanhar de aquiles. Os números não mentem. Para se ter uma ideia, o relatório de 2022 da instituição aponta que, “o BDA apresentou prejuízos de 40, 8 mil milhões de Kwanzas no primeiro semestre do mesmo ano”.

Fontes fiáveis advertem que o banco atingiu actualmente a “linha vermelha” face ao elevado crédito malparado, facto que provoca sérios prejuízos ao banco que tem suportado com dinheiro do Estado.

A prática vem demonstrando que recuperar os milhões do crédito malparado no BDA está cada vez mais difícil. Por um lado, algumas pessoas beneficiaram-se dos milhões e furtam-se a pagar, de má fé, apesar de terminado o período de carência, por outro lado, o banco está de mãos atadas com dificuldade de recapitalização.

Ao nosso ver, é fácil seguir o rasto dos milhões que saíram legalmente da instituição financeira, mas alegadamente, os titulares dos respectivos empréstimos de milhões de kwanzas, afirmam que não têm capacidade de reembolsar ao banco.

Para o efeito, é necessário que as entidades de direito afinem mecanismos jurídicos para resgatar os dinheiros dos contribuintes angolanos, o que iria proporcionar o processo natural, através de reembolso, para financiar novos projectos.

Entretanto, tudo indica que o Executivo pretende seguir o caminho mais fácil e isentar a responsabilização dos devedores, a semelhança do cenário de falência criado ao Banco de Poupança e Crédito (BPC). Dados avançados pelas nossas fontes apontam que está na forja a criação de um “estatuto” para tornar o BDA em banco comercial.

A pergunta que não se quer calar, afinal, a quem interessa transformar o BDA num banco comercial, colocando em causa os financiamentos e o grande impulso que o banco tem dado ao sector produtivo?

É importante não perder de vista que existem muitos projectos com resultados tangíveis financiados pelo BDA, numa clara demonstração sobre a importância desta instituição financeira para o sector produtivo em Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »