FACTOS DIÁRIOS ELEGE FIGURAS QUE MAIS SE DESTACARAM EM 2020

O ano 2020 chegou ao fim e, em retrospectiva,  importa referenciar as figuras que mais se destacaram no exercício das respectivas funções, pelos feitos diferenciados, quer seja no capítulo político, desportivo ou social.


Por redação do Factos Diários

Num ano atípico e bloqueado pela pandemia da Covid-19, algumas individualidades, instituições e associações que se  destacaram pela perspicácia, pragmatismo, criatividade e, sobretudo, pelas acções de voluntarismo e solidariedade. São eles: João Lourenço, Franco Mufinda, Bento Kangamba, Adalberto da Costa Júnior, Taxistas, Médicos, Jornalistas, Zungueiras,  Pilotos da Taag e Força Aérea e Sérgio Luther Rescova.

João Lourenço – Num ano particularmente difícil e marcado por grandes desafios ao nível da governação, é incontornável a referência ao Presidente da República, enquanto principal figura da enorme revolução registada nos vários sectores da vida política, económica e social do País. Tendo escolhido o combate à corrupção como a “bandeira” da sua  governação, João Lourenço acabou por ganhar enorme notoriedade, sobretudo ao permitir que pessoas antes consideradas “intocáveis” fossem investigadas e condenadas à penas de prisão. Para o ano que se avizinha, o PR terá, certamente, desafios acrescidos, a julgar pela necessidade imperiosa de convencer os angolanos que a luta contra a corrupção é uma missão levada à sério.

 

Franco Mufinda – Em tempo de pandemia e de enormes dificuldades para o País, o trabalho do Ministério da Saúde tem sido fundamental para contornar as contrariedades e garantir aos angolanos alguma tranquilidade e esperança em relação ao futuro. Nesta árdua missão de diariamente informar os angolanos sobre os números de casos e vítimas da Covid-19 e sensibilizá-los para a importância do comprimento das medidas de segurança destaca-se o papel de Franco Mufinda. O secretário de Estado da Saúde tem sido uma figura incansável nesta missão. Claro na abordagem dos números e muito profissional no esclarecimento das dúvidas dos jornalistas, Franco Mufinda é, seguramente, o rosto do combate à pandemia em Angola, cujo trabalho se deve enaltecer.

Bento Kangamba – O empresário e político voltou a ter notoriedade num ano em que fez sobressair o seu lado filantrópico. É verdade. Apesar de um começo de ano conturbado, em que chegou a ser detido, numa acção que se revelou injusta e precipitada, Bento Kangamba é dos poucos políticos que este ano fez por merecer a referência como figura. O facto de ter dado a cara em actos de solidadiedade nesta fase de luta contra a Covid-19, em que muitos dos seus “camaradas” recusaram-se à ir para rua ajudar o povo, faz de Bento Kangamba uma figura carismática dos angolanos. Ao contrário da maioria dos políticos, BK não teve receios da pandemia e, mesmo na fase mais complicada da doença, surgiu nos bairros de Luanda a oferecer água e cestas básicas às comunidades.

O empresário faz as doações em nome do MPLA, numa demonstração clara de que está ao lado de João Lourenço e deseja recuperar o seu lugar no leque de “notáveis” do Partido, à exemplo do que foi no passado recente. Preocupado com a imagem do seu Partido e do Presidente João Lourenço, durante a fase critica de manifestações, BK foi visto a circular em alguns bairros e a dialogar com os jovens, sensibilizando-os para a necessidade de evitar sair às ruas para protestar nesta fase de pandemia, mas sobretudo a adoptarem  bons comportamentos e a respeitarem as autoridades.

Adalberto da Costa Júnior – O líder do maior Partido da oposição em Angola mostra ser uma figura inabalável. Desde que se instalou na presidência da UNITA, ACJ tem-se mostrado fiel aos seus princípios, não permitindo que as suas ideias de tornar a democracia em Angola cada vez mais consolidada sofra qualquer influência. Tem sabido vencer a luta. Prova disso é que, desde que desafiou os órgãos de comunicação social a provarem que estão ao serviço dos angolanos e não do Governo, tem sido brindado com maior espaço na televisão pública.

É sinal que as suas críticas foram acolhidas com naturalidade no seio da comunicação social pública. Ao presidente da UNITA se deve reconhecer, também, o mérito de contribuir para o debate político aberto e democrático, como pressuposto fundamental para despertar o Poder, sobre a necessidade urgente de trabalhar para resolver os problemas dos cidadãos. Numa sociedade onde não existe a crítica, há menos chances de desenvolvimento. Daí o papel importante a desempenhar pela oposição.

 

Taxistas – O trabalho desenvolvido pelos taxistas ao longo do ano que se apressa a terminar é digno de realce. À semelhança de outros anos, estes obreiros e servidores dos cidadãos não têm poupado esforços em garantir o transporte de pessoas e bens. Numa altura em que a pandemia revela-se ameaça à todos, nem por isso os taxistas deixaram de desempenhar o seu papel. A atitude permitiu que os cidadãos continuassem a dispor de transporte para deslocar-se aos respectivos afazeres. Dada a grave crise de transportes públicos que vive o País, o trabalho dos taxistas acaba por representar papel fundamental no contributo aos esforços do Estado.

Médicos – Em tempos de pandemia, torna-se incontornável a referência aos médicos, como sendo a peça fundamental no combate ao Covid-19. Graças a estes combatentes da “linha da frente”, o país tem sabido contornar a pandemia, recuperar doentes e salvar muitas vidas.

Jornalistas – A comunicação social tem fecha o ano igualmente com um desempenho importante. O contributo dos jornalistas na divulgação dos números da pandemia, que ajudam a perceber a gravidade da doença e as mensagens de sensibilização que ajudam a alertar os cidadãos sobre a necessidade urgente de acatarem com as medidas de prevenção contra o novo coronavirus.

 

 

Zungueiras – A crise vigente no país tem obrigado de todos os angolanos o redobrar de esforços. E, diga-se, nesse aspecto, que as zungueiras continuam a representar o exemplo mais acabado de resiliência e superação. A luta permanente pelo pão de cada dia para alimentar as respectivas famílias, à custa de um trabalho árduo, sacrificado e honesto, é um gesto que deve merecer todos os elogios ao mais alto nível. Diante de tantas dificuldades, agravada com a escassez de empregos, nada mais positivo que  destacar a criatividade das zungueiras na motivação ao auto-emprego.

Pilotos da Taag e da Força Aérea – O ano de 2020 ficará certamente marcado para os pilotos como tendo sido o que exigiu deles maiores sacrifícios em prol do País. A grande participação destes profissionais teve como destaque o engajamento em voos humanitários, que ajudaram o Governo a repatriar cidadãos nacionais, apanhados no exterior do país por altura do encerramento, das fronteiras, como medida de combate à propagação da Covid-19. Expostos ao risco de serem contaminados, os pilotos disseram sempre sim ao pedido do País e com brio e profissionalismo cumpriram com seu papel, com zelo e dedicação.

Sérgio Luther Rescova – Diz o velho adágio popular, que “os homens desaparecem, mas ficam as suas obras”. E essa máxima assenta perfeitamente no tributo que se deve dar ao malogrado governador, Sérgio Luther Rescova. Enquanto esteve em vida, o jovem governante deixou intacto a grande capacidade de liderança, brio profissional e competência para assumir cargos de elevada responsabilidade. Dado o seu percurso brilhante e digno de registo imaculado, Sérgio Rescova tinha tudo encaminhado para continuar a trilhar um caminho de sucesso.

 

Quer ao serviço da JMPLA, quer à frente do governo de Luanda, o governante teve papel determinante, ao acrescentar valores às equipas que consigo trabalharam. Os seus feitos serão, seguramente, lembrados para sempre, sobretudo no seio do MPLA, onde dedicou parte do sua vida. Aliás, não foi por mero acaso que, em  homenagem a um dos seus feitos mais recordados, no bairro Prenda, os moradores do lote 22, onde existia uma grau implantada ha mais de 40 anos,  nomearam a zona remodelada e com novas residências de “Vila Rescova”.

 

[prisna-google-website-translator]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »