Embaixador russo garante estar aberto para novos acordos com Angola

O embaixador russo em Angola, Vladimir Terarov, recusou-se a avançar mais dados sobre a relação diplomática existente entre Angola e a Rússia, mas garantiu disponibilidade e prontidão para a assinatura de novos acordos de cooperação. As afirmações foram feitas esta segunda-feira, quando falava à imprensa depois de um encontro com a direção nacional do CNJ e associados.


Por Kamaluvidi Baltazar

Vladimir Terarov desmentiu as informações que rezam a sua ausência em Angola enquanto embaixador, justificando que esteve sim ausente do país, mas já há seis anos que se encontra em Angola, e reafirmou que a sua tarefa continuará a ser a de reforçar a relação com o Governo Angolano por meio da cooperação.

Respondendo à questão colocada pelos jornalistas, sobre a relação entre Angola e os Estados Unidos da América que possivelmente pode vir a ‘beliscar’ a amizade com Rússia, sendo um dos parceiros históricos de Angola, o representante da Rússia no território nacional esclareceu que o seu país não está com ciúmes.

“Se Angola decidir reforçar a cooperação com a Rússia, nós sempre estamos prontos para tal e prosseguir neste caminho. Estamos a pensar nestes acordos em vários domínios e temos muitas propostas como nos sectores da Energia, Agricultura e formação de quadros”, palavras do diplomata acreditado em no país.“A cooperação está naquele nível que é aceitável para as duas partes e nós temos combatentes que perderam o seu sangue aqui em Angola”, continuou, para mais adiante dizer que a sua embaixada tem um monumento daqueles que lutaram por uma Angola livre e independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »