Administração da Caála trabalha para impedir ravina sobre rio Chandenda

A Administração do município da Caála, província do Huambo, está a trabalhar no sentido de conter a ravina, que ameaça destruir a ponte sobre o rio Chandeda, informou o administrador local, Rúben Etome.


Fonte: ANGOP

Em declarações esta sexta-feira à ANGOP, disse que a iniciativa, que consta das estratégias de manter a livre circulação de pessoas e bens, visa impedir o alastramento da erosão que ameaça “engolir” a qualquer memento a ponte sobre o rio Chandeda, no troço Caála/Ecunha.

Referiu tratar-se de uma intervenção sustentável que vai contar com o suporte técnico do Instituto Nacional de Angola (INEA).

O administrador considerou a situação de preocupante, apesar de ainda não abalar as estruturas da ponte, pois conta, aproximadamente, com quatro quilómetros de extensão, em direcção à nascente do rio Chicanda.

Deu a conhecer que, para além desta, as autoridades do município da Caála têm catalogadas outras quatro preocupantes, localizadas na Sede e na comuna da Calenga, que deverão ser intervencionadas em breve, por ameaçarem destruir vários equipamentos sociais públicos e privados.

No total, a municipalidade catalogou 40 ravinas de pequenas, médias e grandes proporções, que ameaçam arruinar parte da linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), da Centralidade Fernando Faustino Muteka e da estrada nacional 260, entre Huambo/Benguela, concretamente no troço Caála/Calenga.

O município da Caála, localizado no corredor Oeste da província do Huambo, tem uma população estimada em 366 mil 480 habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede. MLV/JSV/ALH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »