UÍGE: Governador implora ao JLO construção de 570 novas escolas

O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, solicitou, nesta terça-feira, a construção de 570 novas escolas (4.251 salas de aula), para absorver maior número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.


Por Redação do Factos Diários

 

Sem precisar o número de alunos fora do sistema de ensino, disse apenas que  a província do Uíge conta com 1.283 escolas do ensino primário e do I e II ciclos.

José Carvalho da Rocha, que falava no encontro orientado pelo Presidente da República, João Lourenço, explicou que a província necessita de 521 escolas primárias, 28 secundárias e 21 institutos do ensino médio.

O governador sugeriu ainda a construção de mais escolas nas zonas fronteiriças da província, nomeadamente, nos municípios de Maquela do Zombo, Quimbele e Milunga, para evitar que as crianças atravessam a fronteira e estudem na vizinha República Democrática do Congo (RDC).

Em relação ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), disse que a província conta com 86 projectos, sendo 55 em execução e  outros estão pendentes por diversas razões.

Ao nível do ensino superior, o governador informou que a província conta com três instituições, onde frequentam 17 mil e 223 estudantes.

No domínio das infra-estruturas, disse que a província carece de reabilitação e construção de mil e 55 quilómetros de estrada,  num total de dois mil 605 quilómetros de malha rodoviária existente na província.

 

Fonte: ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »