Namíbia solicita abertura da fronteira com Angola
A Delegação de peritos da Namíbia, encabeçada pelo Comandante-Geral da Polícia daque País, que participa da reunião bilateral entre Angola e Namíbia, no âmbito da segurança, solicitou, no início da tarde desta quarta-feira, 21, a abertura da fronteira com o seu País.
Por Redação do Factos Diários
Para Sebastian Haitota, Inspector-Geral da Polícia namibiana, a abertura da fronteira comum é uma necessidade que deve ser respondida o mais rápido possível, a olhar pelo número de angolanos residentes naquele país que estão a enfrentar uma serie de dificuldades com a medida.
“Solicitamos vossas excelências que intercedam junto das instâncias superiores do país no sentido de abrirem a fronteira porquanto existem angolanos que estudam, rezam e procuram pos serviço de saúde na Namíbia, mas que com o encerramento estão privados disso”, disse o responsável.
Referiu ainda que o seu País já abriu a fronteira com a África do Sul, tendo reajustado as medidas de biossegurança, o que pretende fazer com Angola, faltando apenas interesse de Angola no caso.
Em resposta, o Comandante-Geral da Polícia Nacional e Coordenador da comissão de peritos disse que tomou nota da solicitação, porém, referiu, neste momento por força da covid-19 o país encontra-se sob cerca sanitária, daí o encerramento das fronteiras. Contudo, sublinhou, o assunto transcende o âmbito da reunião de peritos, pelo que será remetido aos órgãos competentes.
Recorde-se que, a reunião bilateral entre Angola e Namíbia, no âmbito da segurança, decorre, no Lubango, Huíla, de 21 a 23 e vai terminar com a assinatura de vários instrumentos jurídicos do interesse de ambos os Estados.
PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS