JLO Orienta encontro “relâmpago “entre o IGAE e o Ministério da Indústria e Comércio

O Ministério da Indústria e Comércio e a Inspeção Geral da Administração do Estado-IGAE realizaram ontem, 20, a divulgação de regras de actuação do IGAE e outros organismos públicos.


Por: Joaquim Paulo

O encontro que teve lugar na sala de reuniões do Ministério da Indústria e Comércio, foi dirigido pelos os titulares dos dois órgãos do Estado, o Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e o Inspector Gerar, Sebastião Ngunza, contou com  a presença de distintos operadores económicos e representantes das associações industriais e comerciais do país.

Segundo o Inspector Geral, durante a sua intervenção no certame, fez saber que o encontro foi orientado pelo Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço, que, nos últimos tempos, tem manifestado a sua preocupação com o modo de actuação das entidades públicas, no âmbito inspectivo, sobretudo aqueles que têm tirado vantagens indevidas durante o exercício das suas funções.

Por outra, o certame serviu para esclarecer aos Operadores Económicos, representantes das Associações Industriais e Comercias sobre o modo de actuação dos Agentes Públicos, sabendo que, várias vezes, são abordados por inspectores de forma indevida.

Na ocasião, o Inspector reiterou inúmeras vezes que o seu órgão vai estreitar cada vez mais as relações com a classe empresarial afim de acompanhar, de maneira mais fácil, os agentes públicos que tentam tirar proveitos individuais no âmbito inspencivo.

“O IGAE não persegue ninguém, e não faz actuações de natureza económico, apenas combate e corrigi os erros”, disse o Inspector Geral, durante a sua intervenção. ” O que nós queremos é uma relação saudável entre os Agentes Públicos e os Empresários”, frisou.  Terminou apelando aos empresários e outros para que denunciem, sempre que forem mal interpelados pelos Agentes Públicos.

Já o Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, mostrou-se satisfeito com o encontro, pele facto de ser um encontro de carácter informativo e Educativo.

Vale ressaltar que o IGAE recebe mais 70 chamas/dia de denúncias ligadas a casos de corrupção e outras de actuação indevidas dos agentes públicos.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »