Músicos gospel encontram obstáculo com os produtores e patrocínios

Músicos do estilo gospel Blaise Mara, Irmã Sarah Kisoka e Iga Germano, cantam há mais de 20 anos, afirma que a falta de produtores e patrocínio para o gospel “música que transporta mensagem de Deus, tem dificultado o desenvolvimento do estilo em Angola.

Por Caála Ngunji

A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou até cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, o tema obrigatoriamente abordado na música gospel é o louvor, adoração ou graças a Deus.

Para Blaise Mara que começou a cantar nos anos 80, a musica gospel tem inspiração divina, que os leva a escrever mensagem de esperança, reflexão, e sobre Deus “O gospel é uma musica que serve para vários eventos, mas vamos encontrar a tocar sempre no óbito porque é uma mensagem de reflexão, esperança, meditação, fortificação e de louvor”, disse.

O músico que tem no seu repertório um disco lançado e a preparação do próximo álbum, diz que foi uma bênção de Deus começar a cantar e participar em concursos de música. O seu primeiro disco intitulado “sim e verdade” Com 12 faixas todas gravadas em Angola, o segundo CD precisa de apoios para a sua produção. “Aqui encontramos muitos obstáculos com os produtores e patrocínios, estamos a trabalhar sozinho”.

Já Iga Germano, que vem da cidade de Malanje com uma carreira de 20 anos, tem no mercado dois álbuns. O músico conta que a falta de oportunidades para a promoção do estilo musical gospel, tem atrasado na realização de resgate de almas e na concretização dos seus sonhos.

Neste momento “temos que trabalhar muito as letras, a instrumentalização, os arranjos e as mensagens das músicas que vão às casas das pessoas, por isso, há necessidade de se investir muito mais na cultura nacional para cantarmos realmente o que é nosso, e não cantar como brasileiro ou americano”.

Iga Germano| Músico Gospel

Iga Germano diz que a carreira está a ganhar novos contornos e a subir dia a dia, mas acredita que a nova geração está a dar “grandes passo na musica, por outro lado, aconselha os jovens a seguirem o que os mais velhos já fizeram”, frisou o musico.

Em relação à Irmã Sarah Kisoka que começou a cantar muito pequena no grupo coral, e que já disponibilizou aos fãs da musica gospel um disco intitulado “o mundo está escorregado” fez saber que gosta de musica desde criança e sempre esteve presente no grupo coral da sua igreja.

Quanto ao estilo de música que canta, a irmã Sarah afirma que em Angola “falta promoção dos trabalhos discográficos sobre tudo gospel”.

Sarah Kisoka| Cantora Gospel

O disco da irmã Sarah foi gravado em Angola mas os arranjos foram feitos na Republica Democrática do Congo e contou com varias participações. Apesar da cantora Gospel ter participado em espectáculos em Luanda, não escondeu as dificuldades que esse estilo atravessa no mercado nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »