Mais da metade da população da Quiçama urina sangue

O consumo de água imprópria no município da Quiçama, província de Luanda, é apontada como a causa imediata da hematúria (urina com sangue), sendo que, a maior parte da população recorre às lagoas para matar acede. A enfermidade foi constatado durante a IX edição da Campanha de Intervenção de Saúde Comunitária, designada “Saúde à Porta de Casa”, que terminou na última sexta-feira, 14, naquela circunscrição de Luanda.


Por Joaquim Paulo

“Parecia um número interminável de pessoas a reclamarem que urinam sangue, pois, quase todos os moradores daqueles bairros, sobretudo os rapazes, apresentam as mesmas reclamações”, foi basicamente nesses termos que a chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública, Neusa Lazary, citada pelo site ´Angola-online, começou a lamentar o quadro de saúde da população da Quiçama.

Segundo Neusa Lazary, ela que também é a coordenadora da campanha, sublinhou que a schistosomíase, igualmente conhecida como bilharzíase, foi detectada em quase todas as pessoas consultadas e testadas nos bairros Bumba, Cajindungo, Mucolo, Cazambela, Pixé, Mulemba, Culemba, Cacoba e Zavu.

Por outro lado, foram, de igual modo, identificados casos de malnutrição, tuberculose, hipertireoidismo (bócio), malária, hipertensão. Para minimizar os sintomas foram distribuídos desparasitantes, além da deposição de pesticidas em lagoas para eliminar as larvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »