JLO reconhece e felicita Félix Tshisekedi pela vitória nas eleições gerais

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, esta terça-feira, o presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, pela reeleição nas eleições gerais de 20 e 21 de Dezembro de 2023.


Na sua mensagem, o também presidente em exercício da SADC refere que a sua reeleição revela a confiança depositada pelo povo congolês, que ao reconduzi-lo para a mais alta Alta Magistratura da RDC, demonstra que valoriza positivamente toda a acção política e os esforços empreendidos por si e pelo seu Governo, nos últimos quatro anos.

Segundo João Lourenço, essa valorização do povo vai no sentido de restabelecer a paz, a estabilidade e a concórdia na República Democrática do Congo, sem as quais os projectos de desenvolvimento económico e social não terão a possibilidade de ser realizados de forma plena, em benefício da prosperidade e do bem-estar dos congoleses.

Destacou a forma ordeira como decorreram as eleições, por se tratar de uma manifestação de grande maturidade política do povo congolês, merecendo, por isso,   grande apreço.

“Estou certo de que a renovação da liderança de Vossa Excelência à frente dos destinos da República Democrática do Congo é uma garantia de que iremos dar passos fundamentais em direcção à restauração da Paz na nossa sub-região, ao fortalecimento da cooperação ao nível da SADC e ao estreitamento contínuo das relações de cooperação existentes entre os nossos dois países”, lê-se na missiva.

Desejou igualmente os maiores sucessos no cumprimento da nobre e honrosa missão de conduzir os destinos da nação congolesa nos próximos anos, que lhe foi conferida pelo povo congolês.

De acordo com os resultados divulgados domingo pelas autoridades eleitorais do país, Félix Tshisekedi foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, obtendo 73,34% dos votos, seguindo-se Moïse Katumbi, ex-governador de Katanga (18,08% dos votos), Martin Fayulu, líder da oposição (5,33% dos votos) e Adolphe Muzito (1,12%).

Fonte: ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »