LUANDA: Chuva de 19 de Abril marcada com sangue, inundações e danos materiais

De acordo com os dados provisórios do Governo provincial de Luanda, apresentado pela Coordenadora da Comissão Provincial de Protecção Civil, Joana Lina Ramos Baptista Cândido, fez saber ontem, 19 de Abril, que a chuva que teve duração de quase sete horas, matou 14 pessoas, 16 residências ficaram demolidas e mais de 8 mil pessoas ficaram afectadas pela chuva.


Por Redação do Factos Diários

A Comissão Provincial de Protecção Civil, fez saber que a enxurrada que se arrastou por longas horas, trouxe um saldo de 14 mortos ocorridos nos municípios de Luanda 5,  Cazenga 3, Cacuaco 2, Viana 2 e  Kilamba Kiaxi 2. Durante essa averiguação, foi possível a comissão registar dois feridos. Electrocussão e desabamento de casas estão entre as causas que deram origem a  perdas de vidas humanas.

 

1617 residências inundadas, 16 residências desabadas, 15 árvores caídas, um poste de iluminação pública caído, incêndio de uma cabine eléctrica. Nestes registos destaca-se o facto de pouco mais de 8.165pessoas afectadas como resultado de 1.717 famílias que foram vitimadas pelas chuvas. A ponte do Camorteiro, no município do Talatona, ficou parcialmente destruída. Esta situação resultou na interdição daquela estrutura aos automobilistas, pelas autoridades,  para evitar situações piores.

A Governadora de Luanda aproveitou o momento para endereçar  condolências  às famílias que perderam os seus ente-queridos por conta desta chuva. Joana Lina baixou orientações aos coordenadores das comissões municipais de protecção civil,  para que todas as medidas sejam tomadas, de modos a responder, prontamente, às comunidades que foram afectadas.

Os números são ainda preliminares porque o Centro de Coordenação Operacional do Serviço Nacional de Protecção Civil continua a receber informações e, até amanhã, 21 de Abril, o Governo provincial poderá apresentar dados definitivos sobre os danos causados pela chuva do dia 19 de Abril de 2021.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »