HUAMBO: Polícia Nacional sem competência para travar criminalidade

O município sede da província do Huambo tornou-se, nos últimos tempos, o campo de batalha dos homens do mal. O lamentável é que os munícipes afirmam que a luta entre grupos rivais impede inclusive a presença dos efectivos da Polícia Nacional.


Por redação do Factos Diários

Os bairros Kalundo e Kalobrinco são apontados como exemplos da realidade criminal onde grupos rivais se ferem, se matam e perseguem até os moradores inocentes. Segundo os munícipes, o grupo Kwanhama, instalado no bairro Kalundo, e a Família Kaconda, instalada no bairro Kalobrinco, querem tornar os dois bairros autónomos.

De acordo com os moradores, entre Fevereiro e Março, foi registado a morte de sete pessoas, dentre as quais dois faziam parte dos grupos diferentes. A maior preocupação de quem lá vive é o silêncio da Polícia Nacional que resulta na ausência de policiamento.

 “Posso dizer que a onda de criminalidade no nosso bairro tem que ver com a incompetência da Polícia Nacional aqui, no Huambo, porque sempre que os dois grupos rivais começam com a luta, quem tiver telefone por perto comunica a polícia e outros, inclusive, comunicam o soba para ver se nos socorrem, infelizmente, a PNA, quando chega, nada faz porque os próprios meliantes também estão munidos de armas de fogo”, contou o senhor Isaac Epalanga.

Os Huambuenses pedem a intervenção da Polícia de Intervenção Rápida e da Forças Armadas Angolanas para se repor a segurança e tranquilidade na província.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »