Guerra tribal no PRS impede eleição do Vice-presidente

O partido de Renovação Social fundado no dia 18 de Novembro de 1990, nunca contou no seu quadro orgânico com o Vice-presidente. No congresso realizado no dia 29 a 30 de Maio de 2017, ficava a garantia de escolher o segundo homem dos Renovadores. Ocorridos três anos e um mês, as resoluções vinda do congresso que elegeu Benedito Daniel como presidente, nem todas foram cumpridas.


Por Isidro Kangandjo

O Factos Diários sabe atreves de membros de direcção do PRS que, tendo em conta o Partido basear-se dentro do grupo ético Tchokwé, leste do país, o Comité Nacional órgão deliberativo do partido quer o Conselho Político do PRS, concordaram que o Vice-presidente fosse alguém do norte ou sul do país com objectivo de tornar a direcção pluri-étnico, mas, a concretização está muito longe.

“O senhor presidente prometeu em 2017 que havia de escolher o Vice-presidente, em 2018 disse a mesma coisa e, no fim de ano de 2019 fez recordar que em breve estaria a eleger o seu adjunto. Ocorridos os três anos, o presidente não diz nada. Suspeito que ainda não elegeu porque tem receio para não criar instabilidade e grupos no seio do PRS uma vez que o órgão deliberativo quer alguém que não seja do leste”, confidenciou a fonte.

Tudo indica que os membros de direcção da província da Lunda sul, que, por sinal,  são a maioria nos sectores de tomada de decisão, receiam ver alguém que não seja da região. A guerra tribal é uma situação que apoquenta há três décadas o PRS, por exemplo, apenas o ano passado foi possível nomear um elemento da Lunda norte como responsável da organização e quadro do partido dos Renovadores.

OS DOIS MOSTRO DO PRS E O MEDO DA DIRECÇÃO

No sul do país, a única opção que o Partido de Renovação Social tem para a escolha de Vice-presidente, está o secretário da província do Huambo, Soliya Selende. O jovem político, é considerado como sendo o único no seio do partido que está a trabalhar para conquistar o planalto central, todas as semanas, Selende tem escolhido aldeias e bairros para realizar actividades do partido.

Benedito Daniel/Presidente do PRS
Benedito Daniel/Presidente do PRS

As suas acções, tem criado ciúme no seio dos renovadores tanto é que o Presidente Benedito Daniel, nunca visitou a província para saber o nível de crescimento muito menos manter o contacto permanente com os militantes. A possível escolha de Soliya Selende à Vice-presidente, pode revolucionar o partido e criar desconforto à etnia tradicional do PRS.

 

Quem segue na lista é Gaspar Dos Santos Fernando de apenas 34 anos de idade, é natural de Luanda e exerce a função de secretário nacional da Juventude de Renovação Social, membro do Comité Nacional e do Conselho Político do partido. Gaspar, é um dos monstros político de Luanda por ser o jovem político que mais participou nos programas dos activistas, realizou várias intervenções criticando duramente o executivo liderado por Presidente João Lourenço. Apesar de ser a opção certa no norte do país, ainda é uma incógnita a sua nomeação para o cargo de Vice-presidente por ser alguém radical, activo e mobilizador.

CONTRADITÓRIO

A nossa equipa de reportagem entrou falou ontem,  02 de Janeiro com o secretário geral do PRS Rui Malopa para o esclarecimento sobre a demora da escolha do Vice-presidente, este, negou responder e deu a responsabilidade ao seu presidente Benedito Daniel. Desde o mês de Dezembro, o Factos Diários tem ligado insistentemente ao Dirigente, infelizmente nunca atendeu as nossas chamadas e nem responder as mensagens.

O FD promete tudo fazer para ouvir a versão do presidente dos Renovadores Social.

1 thought on “Guerra tribal no PRS impede eleição do Vice-presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »