GOVERNO DE FAZ DE CONTAS: Mais um projecto habitacional morre solteiro no município do Dande

Em 2017, o município do Dande, na província do Bengo, testemunhou o lançamento do projecto habitacional da Açucareira, que ia beneficiar mais de 1.200 habitantes, com 200 fogos do tipo T3 e T4 e 200 moradias, apresentado pelo antigo governador João Bernardo de Miranda e pela Imogestin, mas que, infelizmente, o projecto fracassou.


Por Marina do Rosário

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Imogestin, na altura Rui Cruz, o projecto habitacional da localidade da açucareira poderia contar com uma escola primária, que albergaria cerca de 600 alunos, bem como se previa a construção de postos policias, centros de saúdes e vários projectos sociais que poderiam beneficiar a população.

O povo estava satisfeito e esperançoso, como foi o caso do soba da região de Dande, Francisco Sala Mumbemba, que disse, na altura, que o projecto habitacional seria uma mais valia para a população, tendo apelado também a reabilitação das vias de acesso para facilitar as trocas comerciais e a locomoção de pessoas e bens.

Mas, para o desagrado dos residentes, sobretudo dos mais jovens que sonham com a casa própria, o projecto, que visava o desenvolvimento sustentável daquela circunscrição, não se cumpriu. Tanto é que, para muitos, tudo não passou de falsas promessas e propagandas do Estado.

O projecto que estava previsto terminar as obras em menos de dois anos, para beneficiar mais de 200 famílias, estava avaliado em 45 milhões de dólares.

Pelo que se constata no local, o projecto permanece às moscas, permanecendo apenas duas ou três obras do modelo das residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »