Quintino Moreira o símbolo da persistência política em Angola e o quarto passo com olhos ao Palácio Presidencial

OPINIÃO

ISIDRO KANGANDJO/JORNALISTA E CEO DO PORTAL “FACTOS DIÁRIOS”

TEMA: Quintino Moreira o símbolo da persistência política em Angola e o quarto passo com olhos ao Palácio Presidencial


“Cair não é um fracasso. O fracasso vem quando você fica onde caiu”. Esta frase do filósofo Sócrates foi publicada no dia 01 de Maio do ano em curso, na página pessoal do político Quintino António Moreira depois de apresentação pública do seu novo projecto político denominado “PÁTRIA UNIDA”. A publicação da frase de Sócrates pretende mostrar ao povo angolano e não só que, a palavra DESISTIR nunca fez parte do vocabulário deste político.

O filho da aldeia de Kizala, município dos Dembos, província do Bengo, que dista 146 Km com a capital do país, Luanda, Quintino Moreira é o símbolo da persistência política em Angola com os olhos fixos ao Palácio Presidencial, aliás, está na história de Angola ao concorrer três vezes consecutivos ao cadeirão máximo da presidência da República, nas eleições legislativas em 2008, Eleições Gerais em 2017 e 2022.


Fundador e Presidente do Partido Movimento Para Democracia de Angola-MPDA, Presidente da coligação de Partidos denominada Nova Democracia União Eleitoral, fundado 2006 e tendo participado nas eleições Legislativas em 2008, Quintino Moreira através do partido APN, fundado em 2013, agora extinto, concorreu nas duas eleições gerais de 2017 e 2022 com o foco principal em governar e os angolanos.

 Depois da extinção da Aliança Patriótica Nacional, que considera injusta a decisão do Tribunal Constitucional, Quintino Moreira levantou e mostrou no primeiro dia do mês em curso que pode sim, pela quarta vez concorrer ao cadeirão máximo no país, mas precisará de uma força unida e comprometida com a pátria para que se construa uma “PÁTRIA UNIDA” com o foco no melhoramento das condições sociais em todos os níveis do povo sobretudo os jovens.

A fé definida pelos Cristãos como sendo “FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE NÃO SE VÊ MAS QUE SE ESPERAM”, pode ser enquadrado ao político que vem apanhando muitas quedas políticas mas que o foco continua sendo o alcance do poder.

Para o efeito, vai fazendo caminhos para o alcance da Presidência da República somando para atrás as suas derrotas. O adulto atrevido, caso o Tribunal Constitucional encontre motivos para a legalização do partido PU, poderá apresentar as suas experiências e analisar o máximo possível aonde terá falhado para que a quarta tentativa venha para ficar e dizer ter valido apenas lutar até ao fim e atender as necessidades da maioria.


EXPERIÊNCIA FILANTRÓPICA

– Fundou e presidiu a organização não Governamental Comité Angolano de Emergência – CAE;

– Membro benemérito da Organização Não Governamental UDEPA;

– Co-fundador do Amplo Movimento de Cidadãos;

–dirigiu Aliança Patriótica Nacional, uma organização política de centro esquerda, de cariz progressista, que se assentou nos valores da democracia e igualdade social, defendeu a independência, unidade nacional, desenvolvimento socio-económico e a solidariedade entre os povos de Angola.

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Concluiu o ensino primário na sua aldeia natal Kizala e o ensino secundário na Missão Católica dos Dembos.

É licenciado em Direito na opção Júridico-Político pela Universidade Jean Piajet. É mestrando em governação e gestão pública na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

  • Quintino Moreira, é Pós-graduação em Gestão e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Ciencias Sociais da Universidade Agostinho Neto-UAN.
    E,
  • Pós-graduado em Agregação Pedagógica para Docentes Universitários pela UOR- Universidade Óscar Ribas.

Foi deputado à Assembleia Nacional e membro do Conselho de República na legislatura 2008-2012.

Foi igualmente Conselheiro do Presidente da República em memória, José Eduardo dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »