“Exigir saída de Edeltrudes Costa não é resolver o problema do país”
Uma fonte ligada à sociedade civil e membros do movimento revolucionário, disseram ontem ao Factos Diários que exigir a saída de um dirigente é necessário, porém, Edeltrudes Costa é um peixe pequeno que não merece ser convocado uma manifestação. Segundo o activista, “as manifestações devem exigir o mais importante e não pautar pelos interesses particulares”.
Por Amélia Rosa
A outra fonte dos activistas que também participaram na manifestação que exigia o emprego no dia 26 de Setembro, alegam que o outro grupo de activistas decidiram realizar a manifestação para o dia de amanhã apenas para aparecerem. “A manifestação do dia 26 criou ciúme há muitos activistas por se tratar de uma manifestação exemplar. Tendo em conta o êxito que tivemos, alguns companheiros nossos criaram a ideia de saírem às ruas no dia 03 para aparecerem”, disse a fonte.
Jurista e Advogado Viriato de Carvalho, conta que a liberdade de expressão tem regras e aponta o envolvimento das imagens de figuras públicas no panfleto como uma medida inaceitável e criminal e, solicita às autoridades angolanas para efectuarem investigação de quem está por trás dos manifestantes.
“ A meu ver, se trata de um serviço orientado porque se os activistas quiserem exigir a saída de funcionários do estado, não teríamos ninguém a trabalhar. Os jovens devem perceber também que ocidente nunca tratará bem o nosso país e nós precisamos ser mais patriotas”, disse.
Dr. Edeltrudes Costa, há tempos deu uma breve entrevista e esclareceu que os recursos que recebeu, tanto no exercício de funções públicas como no exercício da sua actividade profissional ou em resultado de investimentos pontualmente realizados, foram atempadamente declarados e sujeitos a escrutínio pelas autoridades angolanas competentes, “as minhas fontes de rendimento são perfeitamente claras e legais”.