Engraxador mais limpo de Luanda sonha engraxar o sapato do Presidente João Lourenço
Papá Swegger, é o cognomino do jovem conhecido como o engraxador mais higiénico da Mutamba, o coração de Luanda, capital de Angola. Faz as suas actividades junto ao ministério das finança há 12 anos, o jovem que usa fato e sempre perfumado, o seu rigor, atrai muitos clientes e deseja um dia engraxar o sapato do Chefe-Estado Angolano João Manuel Gonçalves Lourenço.
Por Isidro Kangandjo
O Factos Diários foi nessa terça-feira, 05 de Janeiro, ao encontro do jovem engraxador para falar sobre a sua vida. Tomás Belchior Vieira, tem 25 anos de idade, é natural de Benguela, chegou em Luanda com os seus 13 anos para viver com a tia. Depois da separação dos casais, a vida do então menino ficou complicada e foi obrigado a seguir o seu próprio caminho. Entre a criminalidade e a dignidade, preferiu ser engraxador de sapatos, um trabalho que com o rendimento consegue pagar a renda e sustentar a esposa e o filho de apenas sete meses de vida.
De forma simpática, revelou que o rendimento diário varia entre dois a três mil kwanzas. O curioso é que o papá Swegger trabalha de segunda a sexta-feira, o dia de Sábado, serve para dar o culto a Deus e aos Domingos ajuda a esposa nos trabalhos domésticos.
Papá Swegger não tem medo de concorrentes por ser a referência de outros engraxadores porque “sou a fonte de inspiração de outros engraxadores que aparecem limpos. Preferi apostar na higiene para não ser comparado com outros engraxadores que fazem dos seus rendimentos para comprar drogas. Eu visto bem porque respeito o meu trabalho e respeito os meus clientes”.
O QUE ESTÁ POR DETRÁS DESTA TODA VAIDADE?
Tomás Belchior Vieira, é vaidoso porque tem uma paixão no estilismo. O jovem que venceu a vergonha e a criminalidade, sonha ser estilista e vestir muitas figuras com o seu trabalho. Preciso de ajuda para realizar o meu sonho, mas, por enquanto, o meu maior desejo é engraxar o sapato do presidente da República João Lourenço. Quando isso acontecer agradecerei ainda a Deus porque só ele poderia fazer esse milagre”, partilhou ao Factos Diários.
ENGRAXADOR DE SAPATOS DEIXA UM RECADO PARA OUTROS JOVENS
“Nós podemos esperar para que os nossos pais atendem as nossas necessidades, podemos esperar para que o governo possa resolver os nossos problemas, mas a questão é a seguinte: o que estamos a fazer enquanto estamos aguardar soluções? Esperando sem fazer nada durante um, dois ou três anos? Cada um de nós podemos de fazer alguma coisa, reclamar sem fazer nada não é solução, precisamos de ser criativos sem prejudicar ninguém”, rematou.