“Quando o polícia sabe exercer o seu papel, aplicar as normas e regras recebe, em troca, o respeito dos cidadãos”

O Factos Diários Manteve uma entrevista exclusiva, ontem, 06 de Janeiro, com o Subinspector Bem Mateta João, chefe de secção de Trânsito e Segurança Rodoviária de Viana.


Por Isidro Kangandjo

O efectivo, que trabalha como Polícia de trânsito há 15 anos, durante a sua actividade, Já abordou variadíssimas figuras incluindo as públicas. Para o responsável de Trânsito, o regulador está na via pública para exercer o seu trabalho com zelo e responsabilidade, cujo fim último é o de regular e aconselhar os automobilistas sem olhar nas diferenças sociais.

“Trabalhar em Viana não é fácil por ser um polo industrial de Angola e o mais populoso de Luanda” – Afirmou o Subinspector.

Para encontrar soluções de forma rápida, o responsável da área em questão vem realizando várias actividades de sensibilização com os taxistas, camionistas e moto-taxistas. Questionado sobre a atitude de alguns efectivos que, aquando da realização das suas actividades, têm causado disparidade na interpelação dos automobilistas, o Subinspector informa que o regulador de trânsito não deve ter atitudes negativas diante de qualquer cidadão, concluindo que o simples cidadão e a figura pública, na via pública, devem ser tratados da mesma maneira, pois, ninguém deve ser privilegiado, salvo pessoas bem identificadas.

Bem Matete João, subinspector da Polícia Nacional, reconhece a colaboração de associações de taxistas ao nível do município de Viana. De modo a fortalecer esta proximidade, foi criada uma plataforma conjunta, onde são abordados aspectos que dizem respeito ao comportamento dos reguladores de trânsito na via pública assim como dos automobilistas. As contradições entre taxistas e reguladores de trânsito, pelo menos em Viana, ficaram para o passado.

“Quando o polícia sabe exercer o seu papel, aplicar as normas e regras, recebe, em troca, o respeito dos cidadãos. Tudo está a ser feito para que o cidadão encontre conforto quando estiver diante do Polícia ” – rematou o entrevistado.

Fruto de um árduo trabalho, o guiché de reclamação do Comando Municipal não tem registado reclamações dos automobilistas. O Subinspector entende que isso é sinónimo de que a relação entre os seus colegas de campo e os automobilistas tem sido muito positiva.

No que diz respeito à perda de documentação por parte dos automobilistas e dos cidadãos por consequência de furtos, o Comando Provincial tem vindo a realizar feira de perdidos e achados nos municípios e aguarda-se pela vez do município de Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »