Embaixador Chinês em Angola considera produtivo o encontro entre João Lourenço e Xi Jinping

Durante a Conferência de Imprensa da Embaixada da República Popular da China na República de Angola, realizada hoje, 22, em uma das unidades hoteleiras do Miramar, o Embaixador Zhang Bin começou por elogiar o trabalho dos jornalistas angolanos a forma que reportaram o encontro entre os dois Estados e considerou produtivo o encontro entre o Presidente Angolano João Lourenço e o Presidente Chinês Xi Jinping.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

O Embaixador fez saber que após as conversações, os dois Chefes de Estado testemunharam a assinatura de mais de 10 documentos de cooperação bilateral em áreas como o Formulação do Plano de Cooperação para a iniciativa do Cinturarão e Rota, formação de quadros, Comércio, Agricultura e desenvolvimento verde, expandindo ainda mais o espaço para a cooperação mútua benéfica entre os dois países.

Durante a visita, as duas partes concordaram e fortaleceram a cooperação pragmática em infraestrutura, agricultura, comércio, novas energias, economia digital e outras áreas, no âmbito da cooperação de alto nível da iniciativa cinturão e rota e do Fórum de cooperação China-África.

 Zhang Bin garante que a China fortalecerá a cooperação em investimento e financiamento com Angola, implementará  projectos de infraestrutura chave e apoiará empresas chinesas competentes a desenvolverem a cooperar de várias formas em Angola, ajudando Angola a alcançar a modernização agrícola, a industrialização e a diversificação económica.

O diplomata encoraja Angola a continuar a exportar mais produtos de alta qualidade para a China através da participação na exposição internacional de Importações da China e da Exposição Económica e Comercial China-África.

CHINA RECONHECE SUCESSO NO FÓRUM DE NEGÓCIOS ANGOLA-CHINA E FELICITA JOÃO LOURENÇO NA MEDIAÇÃO DA PAZ EM ÁFRICA

O Embaixador fez saber que o fórum de Negócios Angola-China foi realizado com sucesso em Beijing, com a participação de mais de mil empresários de diversos sectores, falando livremente das oportunidades de cooperação e o resultado de tudo aquilo que foi acertado, parafraseando o presidente Lourenço, são mais empregos para a juventude e bem-estar para as famílias.

O Governo Chinês aprecia o engajamento do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço em promover ativamente conversações de paz sobre temas internacionais e regionais, como a questão da República Democrática do Congo, o apoio aos países africanos e UA na resolução dos problemas africanos à maneira africana e na salvaguarda da paz e da estabilidade regional.

De lembrar que o chefe de Estado angolano chegou à capital chinesa no dia 14 deste mês, mantendo agenda de trabalho de três dias com o seu homólogo e empresários, onde foram abordados os novos termos da cooperação bilateral e “identificar novas áreas para a parceria estratégica fora do domínio do petróleo, a maior moeda de troca de Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »