Cooperativa Ambiental Cidades Brilhante realiza 1º Fórum da educação ambiental no Cazenga

Cooperativa Ambiental Cidades Brilhante “COAMCIB”, realizou hoje, no município do Cazenga o primeiro Fórum municipal da Educação Ambiental onde os membros da sociedade civil, entidades religiosas e quadros do Ministério do Ambiente e ELISAL foram chamados à apresentar as suas preocupações e recomendações.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

José Mateus, Presidente da Cooperativa Ambiental, disse aos órgãos de comunicação social que o primeiro fórum do município do Cazenga tem como o principal objetivo chamar atenção aos líderes de opinião nas comunidades afim de adoptarem-se com o conhecimento e disseminar nas comunidades.

“Apelamos à sociedade no geral de formas a não deitar os resíduos no chão. Infelizmente hoje vimos pessoas a deitar uma culú, um saco plástico, uma pastilha ou mesmo uma garrafa de água nas janelas de uma viatura e ninguém repreende. Essa não deve ser uma prática dos cidadãos. É por esta razão que convidamos os padres, Pastores e líderes das associações no sentido de levar a mensagem até o último elemento da família”, disse.

A Directora Nacional da Educação Ambiental do Ministério do Ambiente, Carelha Costa, fez saber aos órgãos de comunicação social que Angola tem uma estratégia de educação ambiental aprovado em 2022, por Decreto Presidencial 149/22 de 09 de Junho e esta estratégia vinha proporcionar o processo de educação ambiental em todo o território nacional.

“Há toda uma necessidade da educação ambiental e mudança de comportamento da população visando práticas não sustentável para que as questões ambientais possam desenvolver e que Angola possa andar no desenvolvimento sustentável. Vimos no nosso dia-a-dia a deposição inadequada dos resíduos, a questão da poluição das águas, a própria poluição sonora que tem a ver com nossos hábitos e costumes, precisam, de certa forma, criar uma educação de cidadania ambiental no sentido de nós próprios convergirmos para um ambiente sadio e não poluído”, disse o quadro do Ministério do Ambiente.

Sob o lema a Comunidade e o Ambiente, o 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental abordou os temas como análise do Impacto Ambiental causado pelos resíduos sólidos na comunidade, segundo, a Importância do Cidadão nos Problemas Ambientais da Comunidade e o terceiro tem que ver com os desafios da Educação Ambiental nas Comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »