COMBATE À POBREZA: Administradora do Dande entrega meios aos ex-militares e famílias vulneráveis
Por Isidro Kangandjo
Dentro do cumprimento das orientações do Executivo angolano virado ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à pobreza, administração Municipal do Dande, efectuou no dia 20 deste mês o lançamento de Distribuição de Kits e motorizadas para apoiar os ex-militares e famílias vulneráveis.
Administradora Municipal do Dande, Anastácia de Vasconcelos, avançou, no seu discurso, que os meios entregues possam realizar actividades geradoras de rendas para a sua reintegração social com base ao programa de combate à fome e a pobreza.
Foram entregues meios que comportam diversos componentes, nomeadamente: Kits para alfaiataria, Recauchutagem, mecânica-Auto e Motorizadas de três rodas´. “Gostaríamos de dizer que não é um programa que termina por aqui, pois, de acordo com os dados disponibilizados pelo gabinete provincial do IRSEM-Bengo, nosso parceiro e responsável pelo cadastramento e controlo desta franja afecto ao nosso município, outros também poderão beneficiar dos mesmos meios para a realização da acção em causa”, disse a administradora.
A administradora, apela que os meios não devem ser comercializados tão pouco para serem usados como bens de uso pessoal mas sim gerar renda no seio da família de forma a concretizar a ideia do Governo Central.
Os beneficiários louvaram a iniciativa e prometem conservar e realizar actividades pelo qual foi destinado.
Segundo o director do Gabinete de Estudos e Planeamento da administração do Dande, Dr. Bartolomeu Ezequiel, avançou que as compras dos meios tiveram uma despesa de desaseis milhões, quatrocentos e sessenta e três mil setecentos e cinquenta e seis e noventa e seis cêntimo (16.463.756,96). Segundo o responsável do GEP, o programa visa beneficiar mais de 300 famílias entre eles antigos homens do gatilho e famílias desfavorecidas.