Administrador do Distrito de Cacuaco de olhos no progresso humano e nas infraestruturas

Francisco Tchipilica, falava ao portal “Factos Diários”, nesta manhã de segunda-feira,20, sobre o potencial e retrocessos do Distrito Urbano de Cacuaco, o dirigente, focou dentre outras preocupações, a situação social dos jovens, agricultura, turismo, assim como projectos virados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios no qual o seu distrito foi contemplado com alguns projectos.

Por Isidro Kangandjo

O município de Cacuaco é um dos contribuintes em termo de delinquência e prostituição a nível de Luanda, onde os jovens e adolescentes desenvolvem estes actos para o sustento próprio e das suas famílias.

 Para a mitigação de tal problemática no Distrito Urbano em referência, a Administração municipal, tem cadastrado grupo de jovens, que desenvolvem tais práticas, sensibilizando-os e enquadrando-os aos postos de emprego existentes no município, e, segundo Administrador do Distrito Sede, conta que alguns já trabalham para a administração através das Kupapatas, outros que têm sabedoria na construção civil, ajudam a administração em alguns serviços de pedreira que for preciso e para as senhoras, oferece lotes de terreno e assim que o país ultrapassar a luta contra o inimigo invisível, vai responsabilizar-se na construção das casas com apoio dos empresários locais.

Facilitar a circulação nos bairros que compõe o Distrito urgente, Tchipilica, explica que o solo por ser maioritariamente argiloso, as infraestruturas não têm tidos muita durabilidade no município e, em alguns casos, os arquitetos pedem muito caro para a execução de uma obra.

“Cacuaco é um município que recebe visitas de muita gente todos os dias, por ter a orla marítima, mercado de peixe, por isso, a nossa luta é melhorar a imagem do próprio distrito, voltar a beleza que atrai qualquer acção turística. Ninguém pode vir mais visitar Cacuaco e ver a imagem anterior, porque a beleza de Cacuaco vai atrair os turistas, vão atrair o desenvolvimento municipal. Reconhecemos que estamos num território complexo e argiloso, onde os solos não nos permitem construir uma infraestrutura de longo prazo, mas tudo está ser feito que tenhamos boas empresas para abraçarem o desafio”, disse.

Administração Distrital do Kicolo

O que mais preocupa Francisco Tchipilica é ver as ruas de Cacuaco compactados e a recepção dos jovens no mundo do emprego. O dirigente lembra que o emprego não deve ser esperado apenas do Governo e pede que os jovens devem ser mais criativos, incentivar o empreendedorismo, mas localmente Tchipilica revelou que existe políticas que permitem a adesão dos jovens no mundo do emprego junto das parceria das empresas locais.

 Francisco Tchipilica, desse no Factos Diários que PIIM no seu Distrito vai possibilitar asfaltagem de 56 quilómetros e meio. “Quanto ao PIIM tivemos a sorte de sermos contemplados com a asfaltagem de algumas ruas do Distrito Sede, como: a rua que sai do caterpilar até à rotunda do Kifangondo, a rua do eco-campo até ao hospital municipal de Cacuaco, portanto, são 56 quilómetros e meio a serem asfaltados a nível de Cacuaco,” afirmou.

 A equipe do “Factos Diários”, já realizou uma visita de campo em alguns bairros construídos à beira das valas. Quanto a isso, o administrador, Reconhece o erro da administração, na falta de fiscalização e por falta da existência de uma comissão dos moradores mais atuante. O estado não tem casas para dar a essas populações, as negociações continuam para ver se essas famílias saiam dessa situação. Na época chuvosa, o bairro dos pescadores e Vidrul de baixo, têm sido críticos, por isso, a administração entende agir já para estancar esse fenómeno.

No âmbito do combate à fome, pobreza, criminalidade e emancipação das famílias, a administração Municipal de Cacuaco através do seu titular Auzílio Jacob, está a se efectuar a  distribuição de galinhas, um projecto de fomento animal, distribuídos nos bairros: Maiombe, Caop antiga, o alto kifangondo e o bairro Chegue-varas.

Administrador do Distrito fala da importância do projecto. Um dos objectivos principais é voltarmos os costumes das nossas mamãs. As galinhas que estão sendo distribuídas, têm uma capacidade de dar perto de 40 ovos, e, se no universo desses ovos chocar 30, se multiplicar por quatro, os beneficiários terão muitas galinhas durante o ano”, disse.

Tchipilica apelou aos seus munícipes para servirem o município e não esperar serem servidos, porque, para ele, com a participação de todos se fará um distrito forte e fora das acções que menos abonam a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »