“Centro médico do Kingombe vai atender mais de dez mil habitantes”, garante administradora do Dande

Por Caála Ngunji

 Administradora do Dande, Inaugurou ontem, 20, um Posto de Saúde no bairro Kingombe construído pelo Fundo de Apoio Social, FAS, em parceria com o Governo da Província do Bengo de forma a levar os serviços sanitários mais próximo da comunidade.

Segundo Anastácia de Vasconcelos garantiu que o posto de saúde vai atender mais de dez mil habitantes com a capacidade diária de mais de 100 pacientes que serão atendidos em várias especialidades.

Administradora Municipal garantiu que há medicamentos essenciais na farmácia do Centro recentemente inaugurado e aproveitou ocasião para agradecer o FAZ e o Governo Provincial na pessoa do Governadora Mara Baptista Quiosa por aquilo que têm feito levando mais próximo da população os serviços básicos de Saúde, Educação e outros serviços sociais.

Foto Daniel Pulatchi|FACTOS DIÁRIOS

Atendendo o ambiente que assola o mundo, a dirigente recomendou aos moradores e enfermeiros a pautar pelas medidas de prevenção na Covid-19.

Os populares do Kingombe agradecem o gesto e prometem conservar a estrutura uma vez que muitos evitaram se deslocarem à longas distâncias em busca da saúde.

Para além do Posto de Saúde, está em curso a inauguração de uma escola que visa incluir mais crianças no sistema educativo.   

sala de enfermagem

Para além do bairro Kingombe, o centro médico vai beneficiar os moradores dos bairros vizinhos como Mifuma, Kichequela, santana e kawango. O Posto de Saúde é constituído por farmácia, Triagem, banco de urgência, sala de enfermagem, sala de observação, área Administrativa e planeamento familiar.

 De recordar que a primeira pedra foi lançada em 2015 e a obra ficou paralisada durante quatro anos por falta de verbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »