CASO MERCADO DO CALEMBA II: Anciã formaliza denúncia à IGAE

A família da anciã Teresa António, de 76 anos de idade, formalizou uma queixa junto da Inspecção Geral da Administração do Estado, relativamente a postura da Administração municipal do Kilamba Kiaxi, acusada de tentar usurpar a gestão do mercado do Calemba 2.


Fonte: o Flagrante

Wilson António Pedro (subescritor), um dos filhos da anciã, em carta formalizada a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), aponta dedo ao Director municipal do Comércio afecto a Administração do Kilamba Kiaxi.

O denserolar da história

No ano de 2018, no âmbito da “Operação Resgate”, a Administração Distrital da Sapú, através da então Administradora, Isabel Morais, em contrato verbal, solicitou à família da anciã Teresa António, o referido espaço de modo alocar as vendedeiras de rua, no espaço, hoje conhecido mercado do Calemba II, sendo que a ideia era a reorganização da cidade de Luanda com foco a venda desordenada.

A família cedeu o pedido, mutuamente acordado que devia cuidar da gestão e assim aconteceu, com o compromisso apenas de transferir para Administração 30% dos valores arrecadados, até aí, tudo andava em conforme os acordos.

Em Fevereiro de 2023, a família é surpreendida pela Administração Municipal, que sem aviso prévio decidiu assumir a gestão do mercado, apesar do mercado estar fechado e com seguranças contratados. quando inicialmente o acordo era apenas a transferência dos trinta por centos.

A família vai mais longe, ao denunciar que Administração tem se aproveitado das estruturas por eles feitas, para fazer obras de acabamento, que do ponto de vista, a execução ficaria muito abaixo dos 500 mil kwanzas, que por sinal teve a frente o empreiteiro D.A.P.K, Comércio e Prestação de Serviços Lda, que segundo os denunciantes, a empresa é do Director municipal do Comércio, no actual mandato da Administradora Naulila André.

As lojas que estão no mercado, que tem contratos firmados com a gestão, actualmente são obrigados a pagarem o arrendamento no departamento do Comércio do Kilamba Kiaxi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »