CABINDA: Macário Lembe faz 15 anos ao cargo de Vice-Governador

Macário Romão Lembe, de 63 anos de idade, formado em gestão de empresa, teologia, informática e administração pública, é considerado como sendo um dos Vice-Governadores mais antigo do país depois de um levantamento feito há dois meses pela equipa do Factos Diários.


Por redação do Factos Diários

Macário Lembe, membro da equipa negocial do FCD e da comissão conjunta para instituição de Gestão da Implementação do Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação Nacional na Província de Cabinda em 2006,

Em 2007, fruto as negociações entre o Estado Angolano e o Fórum Cabindes para o Diálogo, Macário Lembe é nomeado Vice-Governador para Área Empresarial Privada e Produtiva da Província de Cabinda e, nas eleições de 2012 e 2017, foi reconduzido ao cargo embora com a mudança do nome simplesmente para o Sector Económico.

 Segundo a fonte da FLEC, na distribuição de quadros do FCD, António Bento Bembe, em 2005-2007 é indicado como Conselheiro do Presidente da República para o caso Cabinda e 2007-2010, Ministro sem Pastas e Primeiro Titular para os Direitos Humanos em Angola.

Apesar do gestor lá estar por via de acordos, do trabalho efectuado pela nossa equipa, muitos políticos que junto trabalharam com Macário Lembe, a referência é, até ao momento de uma pessoa competente, proactiva e confidencial. Alguns apontam Lembe de ser o cúmplice das falcatruas Aldina da Matildes da Lomba que terá transformado Cabinda uma propriedade privada em benefício próprio.

De lembrar que o Vice-Governador mais antigo do país Para o Sector Económico, tem experiência de trabalho de cinco Governadores entre os quais, Aníbal Rocha, Mauete João Baptista, Aldina da Matildes Barros da Lomba Katembo, Eugénio César Laborinho e, agora, trabalha com o Governador Marcos Alexandre Nhunga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »