BENGUELA: Detidos 50 cidadãos por abuso sexual de menores
Benguela – Cinquenta cidadãos, supostamente implicados em casos de abuso sexual de menores, foram detidos de Janeiro a Março corrente, na provincia de Benguela, informou hoje, sexta-feira, a directora provincial do INAC, Sara Francisco.
Por redação do Factos Diários
Segundo a responsável do Instituto Nacional da Criança em Benguela, que falava no final da marcha de repúdio contra violência sexual de menores, sem avançar dados comparativos, os supostos criminosos encontram-se detidos na penitenciária local.
A responsável disse que as vítimas são menores com idades compreendidas de um aos 16 anos, sendo os agressores geralmente pessoas muito próximas (familiares e vizinhos).
Sara Francisco referiu que a agressão sexual acarreta danos graves para os menores, pois elas estão em fase de crescimento e de maturação para gerarem filhos.
Questionada sobre o papel do INAC em relação às vítimas destes abusos, Sara Francisco adiantou que a instituição, em parceria com outros intervenientes da Rede de Protecção à Criança, tem feito o devido acompanhamento, porque os casos não acontecem apenas no seio de famílias vulneráveis.
A marcha de repúdio à violência sexual contra criança percorreu algumas artérias da cidade de Benguela, cuja palavra de ordem foi: “Não ao abuso sexual, não deixe que o sorriso de uma criança se transforme em lagrimas, a protecção da criança começa em casa”.
Participaram da referida marcha mais de 200 crianças.
Fonte: Angop