ANGOLA: Perto de 700 mil cidadãos não levantam Bilhetes de Identidade

Uma informação oficial a que o Factos Diários teve acesso ontem, 20 de Julho, a partir de um funcionário sénior da Direção Nacional de Identificação, Registos e Notariado do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, os postos de registos, apresenta um acumulado de 700 mil Bilhetes de identidade por serem levantados pelos utentes.


Por Isidro Kangandjo

O número de Bilhetes que não são levantados pelos destinatários, preocupa à Direcção Nacional de Identificação, ligada ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. Neste número por exemplo, consta pessoas de grande referência no país.

“Há esse acumulado de Bilhetes de Identidade porque os interessados não levantam os seus documentos. Isto não é só um problema de cidadãos comuns, há entidades que trataram B.I, infelizmente não os vão levantar mesmo recebendo as mensagens e telefonemas que fizemos a eles para efeito”, disse a fonte.

Uma lista que tivemos acesso, em apenas 09 postos de Luanda, à Direcção Nacional de Identificação registou 2836 Bilhetes por entregar. BUE S. Paulo: 115; SIAC Cazenga: 586; Sambinzanga: 633; Ragel: 441; Rocha Pinto: 179; Cabo-Ledo: 198; Palácio Viana: 241; SIAC Cacuaco: 213; Largo dos Ministérios: 230 Bilhetes de Identidade por entregar aos destinatários.

Para fazer face a essa situação, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, está trabalhar com os órgãos de Comunicação Social para passar a divulgar os nomes e os postos em que estão os respectivos B.I a fim de facilitar o levantamento.

Quanto as informações avançadas por político da UNITA sobre cidadãos angolanos que buscam Bilhete de Identidade na Namíbia, a fonte avança que atendendo a fronteira que existe entre os dois países, considera normal os cidadãos terem a preferência de tratar o B.I nacional na Namíbia, porque, “nós lá estalamos postos de identificação nas cidades de Windhoek e Oshakati e, brevemente, vamos instalar mais um posto no Rundu, portanto, não é estranho que os cidadãos angolanos residentes na Namíbia ou aqueles que foram por outros motivos tratem B.I angolano aí mesmo”, disse.

A fonte, fez saber que com o objectivo de tornar mais fácil na aquisição de documento nacional, à Direcção Nacional de Identificação abriu postos em vários cantos do mundo com maior realce em Portugal, França, África do Sul, Zâmbia e RDC.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »