ANGOLA: Morreu Mwene Mbandu III o Rei do Mbunda de Angola e Zâmbia
Morreu ontem, 20 de Julho pelas 18 horas no Hospital Provincial do Moxico, o Rei dos Mbunda de Angola e da Zâmbia, Mwene Mbandu III por motivos de doença.
Por Redação do Factos Diários
Uma nota a que o Factos Diários teve acesso, dá conta que a notícia tão amarga e angustiante abala, não só a família, mas sobretudo as autoridades tradicionais, o Governo da Província do Moxico e toda a comunidade Mbunda de Angola e da Zâmbia.
O homem poderoso no poder tradicional que atuava na sua Embala (palácio) em Lumbala Nguimbo, capital do município dos Bundas Como soberano entronizado de acordo com os pressupostos tradicionais e ancestrais, sua fotografia com um texto de caracter antropológico, consta do acervo das figuras históricas e relevantes do Leste de Angola patente no Museu Nacional de Antropologia.
Rei Mwene Mbandu III, era um jurista, poliglota e de sabedoria invulgar. O Rei, era uma referência ao nível das autoridades tradicionais e seu desaparecimento físico constitui uma perda irreparável, pois é mais uma biblioteca viva que se “ queima”.
O Factos Diários ainda foi informado a data que o Rei Mwene Mbunda III será sepultado, porém, de acordo com a tradição, as exéquias de um soberano, por cima transfronteiriço, serão certamente um momento de impressionantes rituais à sua dimensão, que deverá ser registado a bem da antropologia e da história.
PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS
PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS