Accionistas do Banco Yetu apresentam resultados satisfatórios

Com vista a fazer o balanço das actividades económicas, o Banco Yetu realizou, no último sábado, 26, em Luanda, a primeira Assembleia Geral Ordinária de Accionistas.


Por Joaquim Paulo

No certame, foi possível saber que, nos primeiros dois anos, a instituição registou prejuízos, que passaram a ser mitigados a partir do terceiro ano que, de lá para cá, segundo os relatórios, tem se somado ganhos e receitas satisfatórias.

Banco Yetu, obteve resultados líquidos na ordem dos 10 mil milhões kz no exercício económico de 2021, em comparação aos 4,5 mil milhões kz do ano anterior, conforme os documentos oficiais divulgados pela instituição, no último sábado.

De acordo com o Presidente da Assembleia de Accionistas, Elias Chimuco, a reunião decorreu num ambiente habitual como tem sido, e deu para aprovar o relatório e contas do exercício económico anterior “e os resultados são satisfatórios tanto para os accionistas, para economia nacional bem como, para todos os colaboradores da instituição.

“ O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do banco Yetu vão por em prática a politica do governo, sobre o financiamento a economia, caso o Banco Nacional de Angola venha a atualizar o aviso 10 que terminou em Dezembro do ano passado, com vista aos bancos comerciais continuarem a financiar 2,5% do seus activos líquidos”, palavras do Accionista Elias Chimuco.


Já o Presidente da Comissão executiva, Mário Gavião, disse, a margem da referida Assembleia, que é pretensão do Banco Yetu avançar com o seu processo de expansão, mas, com alguma responsabilidade e uma visão devidamente avaliada para que o mesmo processo seja capaz de gerar lucros a instituição que opera em quatro províncias.

Quanto ao crédito foram disponibilizados 37 à clientes novos, mais 3 mil milhões para crédito automóvel, sendo que a carteira cifra-se acima dos 19 mil milhões de kwanzas. Em 2021, a certeira de clientes cresceu para 50%.

Vale ressaltar, em 2019 os activos do banco foram avaliados em mais de 42 mil milhões kz, um crescimento exponencial face aos 4,8 mil milhões Kz de 2015, ano em que começou a desenvolver a sua actividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »