“A América tem de ser melhor do que isto”. Biden apela à união

É um dia histórico nos Estados Unidos. Esta quarta-feira, dia 20 de Janeiro, Joe Biden toma posse como o 46º presidente norte-americano, sucedendo a Donald Trump. A cerimónia de inauguração, em Washington DC, vai começar às 11h15 locais (17h15 em Angola Continental).


Trump deixou a Casa Branca e não estará presente na tomada de posse, tal como já tinha sido anunciado.

A transição de poder foi turbulenta e Joe Biden e Kamala Harris, que vai assumir o cargo de vice-presidente, vão herdar um país dividido – uma divisão que já existia na sociedade americana, mas que foi acentuada pelos quatro anos da presidência de Trump – e com vários problemas.

O maior desses problemas é a pandemia do novocoronavírus que tem dilacerado o país. Esta terça-feira, os Estados Unidos ultrapassaram a marca das 400 mil mortes. Joe Biden tem prometido um reforço na vacinação e nas medidas para combater a pandemia.

Recuperar a economia, muito penalizada pelo coronavírus, é outro dos desafios que a nova administração terá pela frente.

No entanto, o maior desafio de Joe Biden a longo prazo será unir o povo norte-americano, incrivelmente bipolarizado, como ficou patente com a invasão do Capitólio no dia 6 deste mês.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a cerimónia de inauguração de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos.

17h27 – O reverendo Silvester Beaman, amigo de Joe Biden e pastor da Igreja Episcopal Metodista Africana, dá uma bênção.

17h14 – O cantor de música country Garth Brooks interpreta nesta altura ‘Amazing Grace, um hino que é habitualmente cantado após o hino norte-americano.

17h12 – A terminar o seu discurso, Biden promete “defender a Constituição, a democracia e a América”. Na sua presidência, Biden quer os Estados Unidos voltem a ser “o farol do mundo”.

17h08 – No seu primeiro ato como presidente, Joe Biden presta homenagem às vítimas da Covid-19 nos Estados Unidos com um momento de silêncio.

17h05 – Biden deixou palavras de agradecimento aos seus antecessores de ambos os partidos. Destacou o presidente Jimmy Carter, com quem falou na noite anterior e que não pode estar presente na cerimónia de inauguração.

16h58 – No seu primeiro discurso como presidente, Joe Biden frisou que a “a democracia é preciosa e a democracia prevaleceu”. Fez um apelo à união do povo americano e sublinhou que o “crescimento do extremismo político, da supremacia branca e do terrorismo doméstico tem de ser confrontado e será derrotado”.

“A América tem de ser melhor do que isto”, atirou Joe Biden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »