“Chegou a hora da juventude não esperar que o MPLA saía do poder”
A afirmação é do secretário nacional da Juventude de Renovação Social, Gaspar Fernando, quando falava numa conferência de imprensa realizada ontem, 28, em Viana. O político que dirige a força jovem dos renovadores, entende que as políticas que o executivo tem implementado para a juventude faliram como é o caso do crédito jovem, o programa de empreendedorismo juvenil, acesso à residência e o emprego.
Por Isidro Kangandjo
“A crise internacional provocada pela pandemia da Covid-19, foi mais uma das desculpas para que as políticas concretas de empregabilidade do partido-Estado, não fossem concretizadas. Isto por má vontade política”, disse. A JURS, está preocupada com taxa de desemprego que apresenta uma percentagem de 34%, por outro lado, apela que “O titular do poder executivo deve assumir as consequências uma vez que é ele que cria desigualdade aos grupos sociais, especialmente a juventude”.
Tendo em conta a ausência da Ministra da Juventude e desportos na resolução dos problemas que assola a juventude, Gaspar Fernando pede exoneração imediata da Ministra e a sua equipa por não representar a juventude e associações juvenis. “Nas províncias como Huambo, Benguela, Malanje, Kwanza Norte, Uíge, Luanda norte, Lunda sul, Huíla, Namibe e Luanda, constatamos de in Loco que os representantes do ministério da juventude e Desportos, são figuras padrastos, pois, a juventude não conhece o pelouro do ministério. A pergunta que se faz, onde anda a Ministra da Juventude e Desportos? Será que ela existe?”, questiona.
Gaspar, acusa o MPLA que está ao poder há 45 anos de ser o principal responsável daquilo que chamou de drama humano e social, por isso, pede aos jovens que é chegada a hora da juventude não esperar que o MPLA saía do poder.