223 membros do Manifesto jurídico do Povo Lundês Continuam detidos no leste de Angola

Informações oficiais do Manifesto Jurídico e Sociológico do Povo Lundês, que luta pela independência no leste de Angola sob liderança de Jota Filipe Malakito, apontam que, dos 500 detidos em Outubro do ano passado, 223 membros ainda continuam presos, sem, no entanto, a formulação um processo-crime.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

“Na condição normal, quando alguém é detido, os órgãos de tutela têm noção do que se trata, mas, no caso dos nossos companheiros, nem mesmo o Serviço de Investigação Criminal conseguiu elaborar ou, então, fabricar um crime, salvo o Moxico que inventou o crime de “destruição dos bens públicos”, o que não condiz com a verdade, pois os nossos companheiros foram encontrados nas suas casas e outros nos seus postos de trabalho”, denunciou a fonte.

A fonte do Manifesto esclareceu que o Saurimo conta com o maior número de detidos, com 171 membros, Moxico, 15 detidos, Cuando Cubango 09 detidos e Dundo com 28 detidos que, passados dois meses, nenhum órgão se pronunciou sobre o assunto.

Lembrar que, no dia 11 de Outubro do ano passado, foram soltos, na Lunda Sul, 59 membros do Manifesto Jurídico e Sociológico do povo Lundês, dos 500 detidos a nível da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »