Passageiros de autocarros formam fila de meio Km no largo das escolas

Por Isidro Kangandjo

Para quem vê, fica de boca aberta a forma como os passageiros de transportes público suportam a enorme bicha num período em que Angola regista 1.538 casos da Covid-19. A nossa equipa de reportagem esteve no Largo das Escola na tarde desta sexta-feira, 07, para ver e ouvir o descontentamento dos passageiros.

“Precisamos o aumento de autocarros na cidade capital porque essa fila envergonha o nosso Executivo”, disse o senhor Daniel Neves que trabalha no Centro da cidade há mais de sete anos. Segundo os passageiros, o problema é antigo, todavia, nunca viram o problema resolvido.

A nossa equipa de reportagem, acompanhou a entrada e saída de autocarros pertencente à empresa de Transporte Colectivo Urbano de Luanda, TCUL, na paragem do Largo das Escolas, mas tudo indica que é insuficiente se olharmos a bicha formada pelos passageiros.

Foto|Daniel Pulatchi

“Eu particularmente insisto suportar a fila por ser mais económico. Eu vivo no Município de Viana e trabalho no Alvalade, se eu suportar a fila gasto apenas cinquenta kwanzas, mas se eu pegar o hiace, posso gastar 700 kwanzas porque os automobilistas preferem fazer linhas curtas à tarde”, disse Adão Lunfwakenda.

  A maior preocupação dos passageiros, é a Covid-19 tendo em conta que a enorme fila não respeita o distanciamento social e, no momento de subir, registam-se os empurrões, por isso, solicitam a resolução urgente por parte do governo da província de Luanda de forma a mitigar a situação.

Foto|Daniel Pulatchi

“Nós pagamos, não subimos de graça nos autocarros, por isso, solicitamos o aumento de meios de transportes principalmente neste momento em que o país regista muitos casos da Covid-19”, disse uma das senhoras que não precisamos saber o nome.

No dia 23 de Julho do ano em curso, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que falava na conferência de imprensa de actualização dos dados da Covid-19, garantiu o aumento do horário dos transportes públicos  e a entrada em circulação de 220 autocarros, para mitigar as dificuldades dos cidadãos. O ministro, assegurou estar a trabalhar com o governo da província de Luanda, para a  entrada em funcionamento dos autocarros disponíveis, que na prática duplicam a frota existente.

Ministro dos Transportes| Ricardo de Abreu

A província de Luanda recebeu, o último mês de Maio, 200 novos autocarros, sendo que 120 já estão na via. Esses meios foram distribuídos a oito operadoras, em regime de contrato com o governo provincial, para a concessão de exploração em 11 novas rotas, à luz de um concurso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »