Secretário Nacional da JMPLA leva as preocupações dos jovens ao MAPTSS
Secretário Nacional da Juventude do Movimento Popular de Independência de Angola (JMPLA), Crispiniano dos Santos, visitou hoje, 10, as instalações do Ministério Para o Trabalho e Segurança Social no qual colocou as preocupações da juventude angolana no que concerne o emprego e a formação profissional. O Jovem Político, também foi informado sobre as políticas e o empenho que está sendo desenvolvido pelo Executivo de forma a garantir o emprego aos cidadãos angolanos.
Por Isidro Kangandjo
Pedro José Filipe, Secretário do Estado Para Trabalho e Segurança Social, informou ao dirigente da JMPLA e o seu pelouro que até dia 17 de Setembro deste ano, será reativado o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) e prevê com essa execução incentivar e impactar 83 mil postos de trabalho.
“O PAPE não deve ser encarado de uma forma isolada, é uma forma de parceira de vários programas e projectos em curso e que foram gizado pelo executivo para ajudar no crescimento económico e gerar mais emprego. O PAPE deve ser encarado como o PIIM, PRODESI, PAC e não só, que felizmente estão apresentar os seus primeiros frutos e, poderão, nos próximos tempo impactar direitamente na geração de emprego”, disse Pedro Filipe.
O Secretário do Estado, solicitou ao secretário da JMPLA para juntos incentivar os jovens a terem uma postura proactiva e consciencializar a juventude de que o emprego não vai cair do céu e nem resulta de uma fórmula mágica, por isso, todos têm uma responsabilidade acrescida nesse processo para que em conjunto se alcance os objectivos.
Crispiniano dos Satos, foi ao MAPTSS para fazer advocacia da juventude naquilo que são os problemas que os preocupa entre eles, a formação profissional e o emprego. O homem que carrega a juventude da maior força política do país, depois de ouvir aquilo que foi e está ser feito para garantir o emprego à Juventude, o político disse que as garantias são animadoras na medida em que o bom número de jovens irão ser contemplados com os Kits de produção agrícola o que vai contribuir para que se multiplique os postos de trabalho para a juventude.
“A sociedade civil quer os partidos políticos, precisam compreender que o nosso executivo tudo está a fazer para melhorar a vida dos cidadãos o que nós recolhemos aqui, é uma satisfação enorme porque os esforços que vem sendo feito pelo governo são visíveis e devemos aplaudir as iniciativas do nosso Camarada Presidente João Lourenço que muito tem-se colocado na posição dos jovens para com os jovens resolver os problemas que nos afligem”, disse Crispiniano dos Santos.
O dirigente nacional da JMPLA, chama a juventude a usar a sua inteligência e capacidade criativa no sentido de tirar aquilo que está no pensamento para a prática através de acções concretas criando oportunidade de emprego para os demais jovens.
A equipa do Secretário Nacional da JMPLA, deslocou-se nos municípios do Rangel e Talatona para conversar com os primeiros beneficiários do programa do PAPE. O senhor Coelho Mateus Adão através do programa em referência, constituiu uma serralharia Comata, num culto espaço de tempo, empregou seis pessoas e o maior número está a formar gratuitamente.
Mariete Tavares, é também uma das jovens que se beneficiou do PAPE no Município do Talatona, Bairro Patriota, actualmente, emprega cinco jovens que estão a dar o seu saber no Tempero do Norte.