SAMBA/POVOADO: Pelo menos 132 pessoas morrem por Infecção pulmonar

A informação foi avançada recentemente por membro da coordenação do bairro povoado, uma favela localizada no morro da Samba, Distrito da Samba em Luanda. Pedro Alexandrina conta que todos os meses a comunidade habitada por apenas 515 famílias, regista 12 óbitos causado por infecção pulmonar.


Por Isidro Kangandjo

Desde o mês de Janeiro até Novembro, mais de 132 pessoas morreram de doenças pulmonares e tuberculose tendo dizimado a vida de pessoas que se encontram no grupo de risco. As mortes preocupam a comunidade e apontam o mal estado das residências e saneamento básico como sendo o principal centro de contaminação destas e outras doenças doenças que assola a favela.

“O Povoado quer Cabo Ledo, têm como principais doenças a diarreia aguda, Sarampo, infecção pulmonar e tuberculose. Mas a doença que mais está a dizimar muitas vidas é a infecção pulmonar”, disse Alexandrina.

De acordo com especialistas de saúde, alguns dos factores considerados de risco para o desenvolvimento da tuberculose são, por exemplo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e qualquer outro hábito que deixe o sistema imunológico debilitado.

A baixa resistência orgânica deixa as pessoas vulneráveis a esta e a outras condições, sendo que indivíduos com AIDS, por exemplo, ficam consideravelmente mais vulneráveis a tanto. A tuberculose pode afetar não somente os pulmões, mas também os ossos, os rins e membranas que envolvem o cérebro, as meninges.

Outras mortes que ocorrem naquele espaço da Samba, parecem misteriosa, por isso, pedem ao Ministério da Saúde para que se possa fazer teste da Covid-19 na comunidade e efectuar diversas consultas uma vez que as condições em que se encontram pode resultar de várias epidemias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »