Quatro inspectores da ANIESA que extorquiram cinco milhões de Kwanzas já estão a conta com a justiça

O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Central de Operações, em coordenação operativa com outras forças de defesa e segurança, deteve esta quarta-feira, 7, em Viana, 4 cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 27 aos 37 anos, dentre estes uma feminina de 35 anos, todos Inspectores da ANIESA.
Por redação do Factos Diários
.
Os inspectores são acusados por crimes de Extorsão, sendo que foram flagrados a receber a quantia monetária de 5 milhões de kwanzas, em Viana, montante este que seria uma contrapartida para ocultar uma multa aplicada a Empresa do referido Comerciante.
A detenção, é resultado de um árduo trabalho de Investigação Criminal, em sede de denúncias apresentadas relativamente a Extorsão de determinados Comerciantes. Relativamente a multa aplicada, estava fixada em Akz 137.606.966.00, negociada fraudulentamente para 68.803.483.00, supostamente pelas seguintes infracções: falta de letreiro, a não emissão de facturas aos clientes, falta de estrutura de cálculo, falta de processos de importação, entre outros documentos.

Salientar que os cidadãos ora detidos serão presentes nas próximas horas ao Ministério Público para a consequente responsabilização criminal, enquanto decorrem outras diligências. O SIC apela aos cidadãos de forma geral e aos Comerciantes de forma particular a denunciar todos os actos de corrupção e Extorsão de que sejam alvos por funcionários públicos.