Presidente da República redobra olhar à província de Cabinda
Nos próximos dias Cabinda vai conhecer um dinamismo diferente no que diz respeito às obras estruturantes. Os projectos em curso vão ter outra velocidade e novas obras arrancam já nos próximos dias.
Por Redação do Factos Diários
A decisão foi tomada na reunião desta sexta-feira, dirigida pelo Presidente da República, João Lourenço. Na cidade alta, foram avaliados os projectos em curso na província e descortinados os constrangimentos que dificultam o andamento das obras. João Lourenço baixou orientações precisas que vão acelerar os trabalhos e prometeu ser o fiscal número um.
O Chefe de Estado reconhece que alguns projectos já deveriam terminar, mas razões alheias ao Executivo dificultaram o cumprimento dos prazos.
Apesar dos problemas analisados, João Lourenço elogiou a equipa de Marcos Alexandre Nhunga, pelo trabalho que está a levar a acabo para a melhoraria da vida das populações, principalmente no capítulo do saneamento básico, energia eléctrica, água potável e agricultura.
João Lourenço renovou voto de confiança ao Governo Provincial de Cabinda e pediu que continue na mesma senda, buscando mais soluções para o bem-estar das comunidades. Por outro lado, exortou maior alinhamento entre as estruturas centrais e provinciais, na implementação dos projectos.
Na nova dinâmica solicitada pelo Presidente João Lourenço, arrancam as obras da centralidade de Cabinda, das 3 mil casas e dos quinhentos apartamentos. As estradas também vão começar a ser intervencionadas, com realce para as vias do Alto Sundi, comuna de Miconje, do Yabi e outras.
Em breve começam a chegar a Cabinda vários Ministros para em conjunto com o Governo Local darem um melhor “sprint” as obras do Terminal de águas profundas do Porto de Cabinda, da rampa de atracagem do ferryboat e do quebra-mar.
No final, o Presidente da República prometeu visitar Cabinda ainda este ano.