MOVANGOLA homenagea Luísa Damião, Fernanda Manuel e as Gingas do Maculusso
A Direção Central do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), liderada por António Alcino Sawanga, realizou na noite desta sexta-feira, 22, nas instalações da Casa 70, a honrosa Cerimónia de condecoração e de homenagem às figuras emblemáticas femininas, que mais se destacaram em diferentes domínios da vida pública e política do país o ano de 2023. Luísa Damião, Fernanda Manuel e as Gingas do Maculusso foram entre as homenageadas.
REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
O Presidente do MOVANGOLA fez saber aos presentes no evento que, desde o ano de 2021 a sua organização tem vindo a destacar várias figuras do país desde a vida social, económica e política. Nesta senda de homenagens, o António Sawanga começou por reconhecer a entrega e dedicação da Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, a forma como tem exercido a sua função dando a certeza de que a mulher também pode encarar e executar os desafios.
Sawanga partilhou durante a entrevista à imprensa a contribuição que cada mulher homenageada tem dado na sua área de actuação em que inspira outras mulheres.
Fernanda Manuel, apresentadora do Telejornal da TPA há 35 anos, foi uma primeiras mulheres homenageadas na noite de sexta-feira e considerou especial a homenagem do MOVANGOLA por se tratar a primeira na sua vida num mês que a profissional completou mais um ano de vida. A apresentadora dedicou o prémio a todas as mulheres tendo lembrando a elas, “Somos a força e o pulmão deste país”.
A segunda homenagem da noite foi para as Gingas do Maculusso, que cantam há 40 anos, e receberam das mãos do General Dino Matross o diploma de mérito. Ao tomar a palavra, estenderam agradecimentos ao Presidente do MOVANGOLA pelo reconhecimento.
“Nós tivemos o privilégio de sermos homenageados vivos e homenagearam mulheres especiais, tal como todas as mulheres são especiais. As mulheres são especiais porque são educadoras por excelência, guardião da paz e promotoras do desenvolvimento”. Reagiu a Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião que aproveitou a ocasião para felicitar as outras mulheres homenageadas pelo MOVANGOLA.
O evento contou com a presença do Ministro do Interior, Eugênio César Laborinho, Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, General Dino Matross, entidades religiosas e membros da sociedade civil.