JMPLA: Crispiniano dos Santos e os discípulos que pouco ajudam
O homem que saiu da província do Cunene para dirigir o braço juvenil do maior partido de Angola, MPLA, partido do trabalho, Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos parece menos feliz tudo porque a sua equipa de trabalho pouco ou nada ajuda para o engrandecimento da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA).
Por Redacção do FD
Informações oficiais que chegaram até ao Factos Diários, revelam que a missão de Crispiniano dos Santos é de organizar as estruturas da JMPLA quer nos municípios e província dando equipamentos de trabalho como computadores, uma motorizada e subsídios de membros de direcção. A mesma fonte, entende que um computador para a direção municipal da JMPLA não é suficiente uma vez que os distritos estão a trabalhar na boleia do partido.
Secretário Nacional da JMPLA parece estar perdido em Luanda e que aos poucos os Luandinos vão mostrando ao líder para conhecer as zonas urbanas, mas, essas saídas não têm produzido e nem trás resultados que o partido espera. “Nós vimos o camarada Crispiniano dos Santos a oferecer computador numa Associação dos estudantes de uma instituição privada, vimos o camarada a ofertar kits de empreededorismos a outros camaradas que se investem de simples empreedendores, mas nós, membros activos com vontade de ser também empreendedores nunca recebemos uma proposta da nossa JMPLA. É preciso deixar de trabalhar para aparecer apenas”, disse Francisco militante activo do MPLA.
Pessoas que connosco interagiram, consideram Pinto Matamba, secretário das finanças da JMPLA e Tatiana de Morais, responsável do DIP da JMPLA de estarem a sabotar o trabalho de Crispiniano dos Santos realizando actividade menos importantes para justificar os valores que supostamente venham beneficiar apenas o senhor Pinto Matamba.
Pinto Matamba é considerado no seio da JMPLA o todo-poderoso, “ele está na organização, está na propaganda mesmo tendo a função de financeiro, ele não deixa que os outros trabalhem, quer tudo para ele”, disse a fonte que preferiu não se notificar.
O FD sabe de fonte seguras que Crispiniano dos Santos rompeu com os seus apoiantes, ou seja, a maioria viraram às costas ao Jovem do Cunene uma vez que o político está supostamente apenas em obediência do empresário Pinto Matamba. Enquanto a dinâmica demora, o braço juvenil do partido Estado em Angola, vai conhecer momentos menos bons numa altura em que faltam apenas um ano para a realização das eleições gerais.
De lembrar que Crispiniano dos Santos, tem 35 anos de idade, nasceu no dia 29 de Março de 1985 no município de Ombandja, província do Cunene, foi eleito no dia 12 de Outubro de 2019 ao cargo de primeiro Secretário Nacional da JMPLA com 71,7% de votos e vai permanecer ao poder até 2024, dois anos depois da realização das eleições gerais.