FNLA UM PASSO DE EXTINÇÃO: Faz cinco anos que Ngonda não trabalha fora de Luanda

Presidente da FNLA, Lucas Benghy Ngonda lidera o partido a quase uma década, mas nunca visitou nenhuma província nem município em missão de serviço para fortalecer as bases. Segundo Pedro Dala, secretário-geral expulso esse ano numa conferência de imprensa, disse hoje, 11, ao Factos Diários que a única saída que Ngonda teve em nome do partido, foi no mês de Junho de 2018 no congresso realizado na província do Huambo.


Por Isidro Kangandjo

Segundo Pedro Dala, desde o ano que Presidente Lucas Ngonda assumiu os destinos do partido, a FNLA conheceu apenas momentos ruins. Em 2008, o partido teve 03 deputados, já no seu mandato, em 2012 o partido conseguiu dois deputados e em 2017 teve apenas um acento parlamentar. Apesar do político ter 80 anos de idade, continua agarrado ao poder e pede mais um mandato até 2022 e os militantes suspeitam que o seu presidente quer colocar em extinção o partido.

A lei 22|10 de 3 de Dezembro, lei dos partidos políticos alínea d) do nº 4 do artigo 33º diz que há lugar à extinção do partido político por decisão do TC, quando não apresentar para registo, durante sete anos, as actas comprovativas das eleições periódicas dos órgãos de direcção do partido. No caso da FNLA, realizou o último pleito eleitoral, reconhecido pelo Tribunal Constitucional (TC) em Fevereiro de 2015.

O Factos Diários sabe que apesar de ter passado cinco anos, presidente da FNLA pede o apoio dos demais militantes para que ele vá até 2022 nos destinos do partido, até lá, a FNLA faz sete anos que não poderá realizar nenhum congresso e nem conseguirá de apresentar as actas comprovativas das eleições ao TC.

“Agora me pergunto, não será propositada a intenção de Ngonda? Será que há uma mão invisível a chantagear Ngonda para levar a FNLA à extinção?” questiona antigo secretário geral da FNLA.

Pedro Dala revelou na conferencia de imprensa que Lucas Ngonda não trabalha e não deixa ninguém trabalhar para o engrandecimento do partido e, os valores arrecadados pelo partido, tem sido controlado e gerido por presidente, ou seja, Lucas Ngonda é apontado de ser o Presidente e financeiro do partido, fruto disto, a FNLA de Holden Roberto ficou dois anos sem receber o dinheiro a partir do ministério das finanças, porém, o silêncio do presidente revelava outras realidades, mistérios estes que nem o próprio secretário-geral conhecia.

1 thought on “FNLA UM PASSO DE EXTINÇÃO: Faz cinco anos que Ngonda não trabalha fora de Luanda

  1. Angolanos e Angola, de facto precisam de lideres convictos em dirigi- los com honestidade, responsabilidade, humildade ,pacividade e coerencia. Angola tem um povo rico em conhecimento e materiais. Sao capazes em pouco tempo transformar num grande desenvolvimento e elevar o paíz numa potencia economicamento fora da fraca capacidade industrial e deixar de depender do socorro dos do exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »