Grupo Parlamentar da UNITA reprova a implementação do projecto ” metro”

O Grupo Parlamentar da UNITA, reprovou ontem, 8, na sua sede em Luanda, a execução do projecto “metro de superfície” e, alega que este projecto não é prioridade face aos vários problemas que a sociedade angolana apresenta, e torce para que ele não venha enriquecer os governantes.


 Por Mateus Bazonga

Em conferência de imprensa, o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Marlin Dircéu Samuel Chiak, disse a razão para tal reprovação, consiste no facto de não vir resolver os problemas urgentes dos angolanos como a fome. Para o PR do grupo parlamentar da UNITA, este projecto, se não for bem fiscalizada, poderá trazer prejuízos no transporte e dificultar a mobilidade dos angolanos.

Liberty  Chiyaka, considera fracassado todos as promessas que o Ministros dos Transporte tem vindo a fazer, ao título de exemplo, em Outubro de 2019, o Ministro dos Transportes anunciou, que já estavam concluídos os estudos para concepção dos transportes rodoviários de superfície de Luanda, afirmou que só no ministério tinha consultado os vários departamentos ministeriais do executivo Central e do Governo provincial de Luanda, com vista a passar para a fase de implementação do projecto. O que inquieta o Grupo Parlamentar da UNITA, é, no entanto hoje, em 2021, o Ministro ter afirmado, também, que há de diferente neste terceiro anúncio, em que o governo decidiu incluir os intervenientes ministeriais no projecto.

“E quem são estes intervenientes? São os ministros do mesmo governo. Portanto, uma comissão de ministros que incluem uma governadora provincial que também já pertencia a equipe de ministros do governo central será esta diferença” disse. O PR do Grupo Parlamentar da UNITA, chama a atenção do governo alertando que não podemos esquecer que os sectores dos transportes e das obras públicas são sectores sensíveis que absorvem milhões de dólares propensos a desvios, torce para que este projecto não venha enriquecer entidades do governo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »