Foi num dia como hoje que Crispiniano dos santos e Ana Paulo do Sacramento Neto mentiram os Kuduristas

Numa altura em que os manifestantes trepavam a estátua do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, isto é, 11 de Novembro de 2020, secretário Nacional da JMPLA e o seu pelouro, juntaram, no mesmo dia, no Centro de Convenções de Belas, os fazedores do Kuduro para abordar questões que preocupam os jovens que carregam multidões através do estilo.


Por Isidro Kangandjo

No discurso de abertura do evento, líder da JMPLA garantiu que “ aqui nada Búnguele Bang (nada de mentira), queremos Xaxau Utumba (queremos a verdade/nada de mentira). Hoje o papo é recto, queremos evitar muitos discursos e vamos valorizar a nossa paz, amizade, solidariedade e irmandade para ouvir, registar, acompanhar e procurar soluções pontuais em resposta aos problemas que afligem os Kuduristas que são no seu todo jovem”.

Passing Toloba, já desconfiava e fez saber ao Crispiniano dos Santos que se realizou vários encontros do género na governação passada, porém, nunca tiveram nenhuma solução. Como resposta, o primeiro da JMPLA Nacional, garantiu que “estamos na era de uma nova governação e com um novo líder”.

O Rei do Kuduro “Tony Amado”, fez saber ao Factos Diários que as maiores dificuldades que os Kuduristas atravessam são discriminação, falta de acesso na aquisição do crédito bancário ou aquisição de uma casa. O Rei do Kuduro revelou também que 99,8% de Kuduristas não têm residências e vivem na casa de renda e sem dinheiro para pagar.

“Esperamos que esse encontro possa produzir frustos porque acompanhamos vários encontros e, no final, nada foi feito. As pessoas mudam e a JMPLA tem uma nova direção, por isso, mantemos essa certeza deles levarem essa preocupação aos órgãos de decisão”, disse o Rei do Kuduro Tony Amado no dia 11 de Novembro de 2020.

O papo foi recto, todos desabafaram, ralharam e, no final, se encontrou um consenso. Ministra da Juventude e Desporto Ana Paulo do Sacramento Neto, garantiu neste encontro que vai trabalhar com outras instituições para incentivar o empreendedorismo no seio dos Kuduristas. Sacramento, prometeu igualmente cumprir com o que foi dito e levar o memorando ao Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.

Já o Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, prometeu aos presentes um outro encontro dentro de três meses que teria lugar pelo menos no mês de Fevereiro, para avaliar os resultados daquilo que foi dito.

Ocorridos quatro meses, o K2 sente-se enganado pelo pelouro da JMPLA e atribui razão ao Passing Toloba quando afirmou que “fomos chamados apenas para não participarmos na manifestação”. De acordo com o Kudurista que carregou um número considerável dos cantores do estilo Kuduro vindos dos municípios de Luanda, fez saber ao FD que depois do encontro do 11 de Novembro, nunca mais receberam a chamada da JMPLA.

No dia 19 do mês findo, contactamos o Secretário Nacional da JMPLA Crispiniano dos Santos para saber em que ponto está a promessa feita no CCB. O político, não avançou o dia nem mês e preferiu para a equipa do Factos dar um aviso. “Avisa que não somos mais um. Vamos já ter oportunamente, daremos sinal”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »