Faltando apenas um dia ISPOCA adia cerimónia de outorga de diploma

A Direção Geral do Instituto Superior Politécnico do Cazenga-ISPOCA convocou ontem, 26,  os recém licenciados daquele Instituto, para anunciar o adiamento “relâmpago” da cerimónia de outorga de diplomas agendada para o dia 26. O principal “entrave” foi a não posse das becas e outros acessórios para o efeito.


Por Joaquim Paulo

 

A notícia de que não seria possível celebrar, em acto solene, a outorga de diplomas dos mais de 190 Estudantes que defenderam, recentemente, as suas teses para a obtenção do grau de licenciado caiu como um balde de “água fria” para os que aguardavam expectantes o dia da cerimônia,  que culminaria com a recepção do “canudo”, diante das câmaras, família e amigos.

“Não Tenho como descrever o que sinto agora”. Foi nesses termos que o Estudante José Manuel Cunha da Cruz começou a espelhar o seu descontentamento. “Muitos colegas, assim como eu, já fizemos gastos, estendemos convites e tudo mais, e hoje recebemos esta informação,  em fim!”,  lamentou o finalista do curso de Gestão Empresarial.

Na qualidade de representante dos Estudantes daquela instituição de ensino, Divaldo Vaz, Presidente da Associação de Estudantes, disse que estavam todos empenhados na realização da actividade,  mas, por motivos que contratariam a vontade da Direção e dos próprios Estudantes, viram-se obrigados adiar a cerimônia. “Assim que tivermos as becas em posse, vamos todos negociar uma nova data, que, possivelmente, não tarda”, acrescentou.

Questionado sobre a reação dos Estudantes,   o líder associativo disse que, nos primeiros minutos a reação não foi boa. Só depois dos “porquês e entretantos” conseguiram entender e acalmar os ânimos.

 

A Direção “deu a cara”

O Director Geral Adjunto para Assuntos Académicos, Francisco Zau, ao responder a questão sobre o quê que esteve na base do adiamento, disse, com a sílaba acentuada, que houve um infortúnio por parte da Empresa que está a precaver a questão das becas e outros acessórios para os Finalistas.

” O entrave foi influenciado, em parte, pela  conjuntura que o mundo vive hoje face a Covid-19″, disse o Diretor, para mais adiante dizer que as becas e outros acessórios foram confeccionados no exterior do país, sob diligências de uma Empresa Nacional que os presta serviços.

“Não tivemos outra alternativa a não ser adiarmos a actividade, até tão longo que tivermos as becas. Quero pedir aos Estudantes para que mantenham a calma, é uma situação que ultrapassa até a própria instituição. Tenho fé que na próxima semana vamos voltar a convocar os Estudantes para que juntos negociemos uma nova data para a devida outorga”, palavras do Director Geral Adjunto.

Ensino de qualidade e a preço baixo está no ISKA Pólo Kilamba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »