“Esses manipuladores do nome Cassai-zambeze têm interesses inconfessos pelo nome que insistem em atribuir a Moxico”
Os promotores que defendem a troca do nome da província do Moxico para Cassai-Zambeze são acusados de terem forjado uma carta assinada pelo soba local, que, supostamente, foi manipulado a colocar o seu nome, quando a Rainha Nhakatolo se encontrava no Luena, a caminho de Luanda.
REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
Segundo uma fonte próxima à Rainha Nhakatolo, a carta foi escrita sem o conhecimento prévio da Rainha, enquanto a autoridade tradicional máxima daquela província, e que antes do encontro que manteve com o Ministério da Administração do Território, em Luanda, a carta já estava em posse dos dirigentes deste sector, facto que criou um grande espanto.
Ao Factos Diários, a fonte, que chama estes indivíduos de “manipuladores,” revelou que os mesmos têm supostos “interesses inconfessos pelo nome que insistem em atribuir a seu belo prazer”, considerando esta acção como uma autêntica falta de respeito à Rainha, pelo cargo que ostenta e alegadamente tentar humilhar a mesma.
Triste com a situação, a nossa fonte recordou que, durante o encontro que a Rainha Nhakatolo, o Regedor da Etnia Lunda Ndembo do Alto Zambeze, os Regedores dos municípios do Luau, Luacano e Cameia mantiveram em Luanda com o Ministério da Administração do Território e os seus funcionários, disse ao titular desta pasta que se eles insistirem pelo que defendem para destruir o nome histórico Moxico, doravante vão assumir as consequências.
“Não houve nenhuma auscultação no MOXICO por amor de Deus, eles é que impuseram nos Gabinetes o nome de Cassai e sem conhecimento de ninguém. Onde houve trabalho limpo e de consenso foi no Cuando Cubango. Desde tempo colonial que se dividir MOXICO nunca se falou de Cassai, o povo abraça sim a divisão da Província, mas o que não querem é o nome Cassai por não fazer parte do território do MOXICO. A população não quer ver o nome do MOXICO a ser eliminado por pessoas que foram trabalhar no MOXICO que não conhecem a história daquela Província. O que o povo quer é Moxico Leste e MOXICO Oeste”, disse a fonte.
Importa frisar que durante aquele encontro, estas autoridades da província do Moxico defenderam fortemente o nome Cassai Zambeze em substituição do MOXICO LESTE, tal como defendem os povos da futura província, a fim de preservar a sua história