CONCURSO PÚBLICO: Potenciais candidatos ao MED no Bengo queixam-se do número reduzido de vagas

Os cidadãos na província do Bengo clamam ao Ministério da Educação que aumente o número de vagas de admissão ao Concurso Público deste sector, referente ao ano 2023. O elevado número de indivíduos que pretendem ingressar é 3 vezes maior que as vagas.


Por Kamaluvidi Baltazar

O ´grito´vem de potenciais candidatos que não tiveram êxito no concurso público de 2021. Como onsequência, o número de cidadãos que pretem juntar-se às fileiras daquele Ministério é ´bem maior´. Ou seja, em 2021, foram disponíveis para a província do Bengo, 294 vagas para professores, e para este ano, espera-se por parte destes cidadãos, na sua maioria jovens, que haja um acréscimo considerável.

De acordo os dados que o Factos Diários teve acesso, para o presente ano, foram disponibilizadas 1.885 vagas para a província da Huíla, 1.649 para Benguela, 1.414 para Luanda, 236 para as províncias do Namibe e Kundo-Kubango e 125 para o Bengo, sendo a únca província com um número inferior, na visão dos  residentes da terra do ´Jacaré Bangão.´

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que dentro em breve, realizar-se-a o Concurso Público 2023, para ademissão de 11 mil novos professores do 13º grau, técnicos médios e 6º grau para licenciados. A titular da Educação em Angola, Luísa Teresa Grilho, garantiu, no passado mes de junho do ano em curso, que o sector que dirige está aguardar a autorização do Ministério das Finanças para a sua realização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »