Comerciantes em Luanda rejeitam moedas de cinco e notas de cem Kwanzas

A rejeição das notas de cem e moedas de cinco kwanzas por parte dos vendedores ambulantes, mercados informais assim como alguns estabelecimentos da cidade de Luanda, preocupa consumidores.

Numa conversa que o Portal Factos Diários manteve com as vendedeiras, no dia 22 do mês em curso, alegam que não recebem esses valores porque, segundo contam, perderam a validade e estão igualmente sendo rejeitados nos outros estabelecimentos comerciais.

Por Luzia Valentim

“Não recebemos esse dinheiro porque estamos igualmente sendo rejeitados nas lojas”, contaram, as mesmas, avançam que as notas do gênero, devem ser entregues aos taxistas uma vez que esses têm contactos diários com as bombas e gasolineiros. “Esse dinheiro é apenas aceite nas bombas”, finalizaram.

Cem kwanzas/moeda nacional

Os cidadãos com as notas aqui referidas, encontram obstáculos para adquirem cesta básica ou bens secundários inclusive nos mercados informais da cidade capital. Na província do Moxico por exemplo, preferem dinheiro de papel em detrimento as moedas, as preferências do tipo de dinheiro, vem dividir o país embora que, até a esta parte, quer a moeda e dinheiros em papel são válidos.

No dia 15 de Janeiro deste ano, Governador do Banco Nacional de Angola, Dr. José de Lima Massano, prestou a informação, na Assembleia Nacional que o país conheceria até em junho a circulação de uma nova família de notas da moeda Nacional que passaria a contar apenas com o rosto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, mas não avançou o fim da circulação da nova família do Kwanza. Para isso, a sensibilização por parte dos órgãos de tutela deve continuar de forma a manter informado a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »