Cidadãos nacionais e estrageiros invadem cooperativa Chitembo-Tchalaza no olhar impávido da Polícia Nacional e SIC

0

Uma das Cooperativas licenciadas para a exploração de diamantes na província do Bié, denuncia a presença ilegal de cidadãos Nacionais e  estrangeiros a explorar e comercializar diamantes de forma ilícita na comuna do Soma-Cuanza, município do Chitembo. Apesar do assunto ser do conhecimento das autoridades locais, infelizmente mantêm-se  ao silêncio.


Por Redação do Factos Diários

Segundo João António Luís, presidente da cooperativa Chitembo-Tchalaza, que  explora e comercializa diamantes na comuna do Soma-Cuanza, município do Chitembo, foram surpreendidos no dia 19 do corrente mês por um grupo de cidadãos acobertados por Sobas, estes, invadiram o terreno  alegando serem os legítimos proprietários, entre os invasores estão estrangeiros provenientes da República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Senegal.

O responsável disse igualmente que já  participou a situação às forças da ordem nomeadamente ao Comandante da Comuna do Soma Kwanza,   SIC e do Comando Provincial da Polícia Nacional, mas até ao momento não obteve sucesso e teme pela vida dos seus trabalhadores.

“Nós estamos documentados, cumprimos todas as normas exigidas pelo Ministério dos Recursos Minerais assim como da Endiama. Entramos no terreno com ajuda das autoridades tradicionais da comuna e tivemos o aval deles, mas de um tempo a esta parte, os aldeões, autoridades tradicionais  incluindo os estrangeiros, invadem os nossos espaços e as autoridades infelizmente não dizem nada”, lamentou o Presidente da Cooperativa.

A maior preocupação dos membros da cooperativa, tem a ver com a perda de vidas humanas e de matérias que custaram muito dinheiro.

O Factos Diários contactou o SIC local e estes garantiram se pronunciar amanhã, 29 de Abril.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »